A Secretaria Municipal de Saúde de Concórdia, no Meio-Oeste de SC, confirmou que quatro pessoas morreram em decorrência da Aids e duas por Meningite na região da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc) nos seis primeiros meses de 2013. A Secretaria aguarda ainda o resultado de um paciente que está internado na CTI do Hospital São Francisco com suspeita de Gripe A.
Continua depois da publicidade
De acordo com a coordenadora da unidade sanitária central de Concórdia, Genair Bogoni, o resultado do exame encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) irá identificar qual a tipagem da gripe do paciente, que também foi diagnosticado com Leptospirose.
– O resultado vai informar se ele está com Influenza A, H1N1, H3N2 ou outra sorotipagem – disse Genair.
A coordenadora disse ainda que no começo de julho foram registradas as duas primeiras mortes por Meningite em 2013 na região da Amauc, que compreende 15 municípios. Segundo ela um paciente era de Lindóia do Sul e outro de Ipumirim. Havia ainda a suspeita de uma terceira morte pela doença, mas foi confirmado que a pessoa morreu por Encefalite.
Continua depois da publicidade
Também nos seis primeiros meses deste ano a Secretaria confirmou a morte de quatro pessoas, duas mulheres e dois homens, por Aids na região. Segundo a diretora de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Concórdia, Maria Cristina Berta, o número é o dobro do registrado durante o ano de 2012, quando duas pessoas morreram.
– As ações de prevenção sobre a doença, bem como a entrega de preservativos são realizados durante o ano todo nas cidades – disse Maria Cristina.
Casos de Aids na região da Amauc
2013 (janeiro a junho)
4 mortes
24 novos casos
2012
2 mortes
12 novos casos