Dos 90 profissionais que se candidataram para a transferência do Hospital Regional para o Instituto de Cardiologia, em São José, 60 começaram nesta segunda a fase de treinamento – os outros 30 integram o grupo a partir de quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Com o reforço, o secretário de Saúde do Estado, Dalmo de Oliveira, prevê a reabertura de pelo menos dois, dos quatro leitos de UTI pós-operatório atualmente fechados por falta de funcionários, para até a próxima sexta-feira. Já os 25 leitos de internação e a sala de medicação também interditados porque não há equipe suficiente para o atendimento devem ser reabertos, gradativamente, até o final do mês.
A decisão de remanejar os servidores de um hospital para o outro foi divulgada depois que o Jornal Nacional exibiu imagens da lotação do Instituto de Cardiologia. Nas cenas, os pacientes aparecem aglomerados em salas, nos corredores e dormindo em cadeiras de praia.
O secretário explica que no último trimestre de 2012, 518 funcionários foram contratados para o Hospital Regional para que não fosse mais necessário fazer hora-plantão. Porém, como a contratação acabou fomentando greve na saúde e o governo teve que recuar, o no quadro acabou gerando excedente de profissionais. Daí a ideia de transferir parte deles para o Instituto de Cardiologia.
Continua depois da publicidade
Ao todo, serão 145 profissionais transferidos. Uma equipe dos recursos humanos da Secretaria de Saúde deve permanecer até sexta-feira no Hospital Regional, para o cadastro de servidores que têm o interesse em trabalhar no Instituto de Cardiologia. Por enquanto, os 90 selecionados se manifestaram de forma voluntária. Caso até o final da semana o quadro não esteja completo, a Secretaria fará a convocação dos próximos nomes.
– Ainda não definimos os critérios da convocação. Mas é certo que não vamos chamar novos concursados, vamos aproveitar aqueles que já foram chamados no ano passado e que acabaram gerando esse excedente profissional – diz.
O grupo dos 145 profissionais remanejados do Hospital Regional para o Instituto de Cardiologia será formado por 91 técnicos em enfermagem, 38 técnicos administrativos e 16 enfermeiros.
Continua depois da publicidade