Após o agravamento da pandemia do coronavírus em São José, com pacientes intubados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Forquilhinhas no último domingo (21), a secretária municipal de saúde Sinara Simioni pediu prudência à população nesta quarta-feira (24).

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Conforme Sinara, há um crescente descuido com as medidas sanitárias para evitar a covid-19 e, com isso, um aumento no número de casos. São 24.972 pessoas infectadas no município desde o início da pandemia, conforme boletim do governo do Estado dessa terça-feira (23),

– A gente vê que a população cansou do distanciamento, passou a não utilizar a máscara. A gente se depara com um público muito jovem, aglomerado e chama atenção a rapidez do contágio, com mais de uma pessoa por família. Nós clamamos à população que é momento de se cuidar. Por mais que a gente esteja preparada com oxigênio, equipamentos e equipe, sem ajuda da população, vai demorar muito mais para o fim da pandemia – afirmou Sinara em entrevista ao Notícia na Manhã.

> UPA de São José usa em quatro horas oxigênio previsto para 12 dias

Continua depois da publicidade

Conforme a secretária, nesta manhã, não havia pacientes graves em UPAs do município, mas devido a demandas de outras enfermidades, que também exigem atenção das equipes de saúde, mais do que nunca, a população deve tomar os cuidados para evitar a covid-19.

Ainda nesta quarta, o governo do Estado deve oficializar novas restrições para conter a pandemia e até reforço policial para atuar na fiscalização.

– Vamos acompanhar as medidas do decreto do estado, e aguardar as discussões em conjunto com outras cidades da região, para outras definições, pois entendemos sejam mais eficazes – disse a secretária.

Conforme Sinara, em São José, foram imunizados contra covid-19, até esta quarta, 100% dos idosos com mais de 90 anos e 92% dos idosos com idades entre 85 e 89 anos. A vacinação dos profissionais de saúde chegou a 82% e agora o município aguarda a chegada mais doses para antender outros grupos.

Continua depois da publicidade

Ouça entrevista: