A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Piçarras, preocupada com a existência de caramujos africanos no município, está orientado os moradores a coletar corretamente os moluscos. A secretaria definiu postos de coletas nos bairros da cidade para que, em seguida, uma equipe da Vigilância Sanitária faça a incineração.

Continua depois da publicidade

As coletas estão sendo feitas nas unidades de saúde dos bairros, Santo Antônio, Nossa Senhora da Paz, Bela Vista e Unidade Central. Em casa posto de coleta terá um latão próprio para o armazenamento dos caramujos.

A orientação é para que os próprios moradores façam o recolhimento dos moluscos e, munidos de luvas descartáveis (que podem ser fornecidas pelos postos de Saúde), e sejam colocados em sacos plásticos (de preferência duplo).

Outra dica da Vigilância Sanitária é que, para evitar que os caramujos que estão em propriedades vizinhas entrem nas suas propriedades, o morador deve preparar uma mistura de sabão em pó com água, formando uma calda forte, sendo depois espalhado sobre o muro.

Continua depois da publicidade