A Secretaria de Saúde de Joinville terá novo comando após um pedido de exoneração de Andrei Kolaceke, que estava à frente da pasta desde abril do ano passado. Quem assume o cargo a partir da próxima segunda-feira (24) é Tânia Eberhardt.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Agora, sob o comando de Tânia, estarão as três Unidades de Pronto-atendimento (UPAs) e mais de 50 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), assim como serviços de diagnóstico do Laboratório Municipal, além dos serviços de Vigilância em Saúde, com as unidades Ambiental e Epidemiológica.
Kolaceke havia solicitado exoneração do cargo há aproximadamente um mês e, por nota, Adriano Silva destacou a bagagem técnica do profissional e seu desempenho nas atividades como servidor, além de agradecer o “papel fundamental” que teve em trabalhos prestados no pós-pandemia.
Quem é Tânia Eberhardt
Tânia possui uma sólida carreira na área da Saúde, já tendo atuado como secretária de Estado da Saúde de Santa Catarina, secretária Municipal da Saúde de Joinville e de Araquari e diretora do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e do Hospital Municipal São José.
Continua depois da publicidade
Ela já foi vereadora de Joinville por dois mandatos (2004 a 2008 e 2009 a 2012) e secretária de Bem-Estar Social, além de ter atuado como servidora pública por mais de 35 anos. Nas últimas eleições, foi candidata à prefeita da cidade.
No período em que foi Secretária da Saúde de Joinville, desenvolveu projetos, como a implantação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e do Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (Naipe).
No início da gestão de Adriano, um dos pré-requisitos para assumir um cargo no primeiro escalão do governo era necessário passar por um processo seletivo. Mas, segundo a prefeitura, Tânia não foi submetida ao teste e permanecerá filiada ao Cidadania, partido pelo qual concorreu as eleições municipais de 2020.
A justificativa foi que esta determinação foi utilizada quando o governo ainda montava suas equipes. No caso de Tânia, ela foi convidada diretamente pelo prefeito para assumir a Saúde, considerando a experiência que tem na área, tanto na secretaria municipal como estadual.
Continua depois da publicidade
Segunda troca na pasta no governo Adriano
Esta troca de comando é a segunda no governo de Adriano Silva (Novo). A gestão começou com Jean Rodrigues da Silva à frente da pasta, que pediu exoneração em abril de 2022. Jean ocupava o cargo desde o governo Udo Dohler, atuou durante a pandemia da Covid-19, mas pediu para sair após dois anos de governo Novo, em meio à uma crise no atendimento pediátrico.
Já Kolaceke saiu um ano após assumir a Saúde. Ele atuou no pós-pandemia e deixou o posto no momento em que Joinville volta a enfrentar crise na saúde pública, com superlotações em UPAs e sobrecarga no sistema por alta demanda de pacientes com dengue e doenças respiratórias.
Leia também
Joinville enfrenta falta de professores em 22 escolas e pais reclamam
VÍDEO: Partida do Catarinense Sub-20 vira caso de polícia após jogadores do Nação serem agredidos