A Secretaria de Saúde faz um alerta para o alto número de casos de impetigo registrados na Rede Municipal de Ensino, em Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina. O alerta vale, principalmente, para os Centros de Educação Infantil (CEI's). Até a manhã desta segunda-feira (25), 32 casos já haviam sido registrados em 2019.

Continua depois da publicidade

A recomendação é para os pais levem seus filhos imediatamente a Unidade Básica de Saúde (UBS), em caso de surgimento de alguma infecção na pele e não encaminhá-los para escola durante o tratamento.

— Estamos com um alto número de casos de impetigo, que é uma doença altamente contagiosa. Por isso, estamos fazendo essa recomendação, que também tem como base não perder o controle da situação — solicita Ivia Rodrigues, enfermeira da atenção básica de saúde.

A profissional ressalta que, ainda que exista o aumento nos casos, a situação ainda não é considera um surto da doença, mas é necessário traçar estratégias para prevenir novos casos. De acordo com Bruna Emanuela Machado, secretária de saúde do município, o contágio pode acontecer por contato direto com as feridas, com gotículas da secreção nasal das pessoas infectadas e ainda por objetos contaminados, como, por exemplo, roupas pessoais, de cama, de banho, brinquedos.

— O período de incubação varia de quatro a dez dias, fase em que o paciente pode transmitir a doença. Por isso, pedidos o afastamento da escola durante o período de tratamento, visto o fácil contágio — menciona.

Continua depois da publicidade

Sobre a doença

Impetigo é uma infecção cutânea, altamente contagiosa, causada por dois diferentes germes:

– Staphylococcus aureus, uma bactéria gram-positiva, com o formato aproximado de um cacho de uva, que pode formar colônias na pele e nas narinas de pessoas saudáveis;

– Streptococcus pyogenes (estreptococos beta-hemolíticos do grupo A) que habita normalmente nossa pele, boca e trato respiratório superior.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os sintomas são percebidos por infecções na pele onde se formam crostas, chamadas milicérias por ter coloração parecida com à do mel. Além disso, podem se formar bolhas que se rompem, tornando o impetigo bolhoso. Não há sintomas locais, mas a lesão vai se disseminando para áreas contíguas.

Continua depois da publicidade