A ouvidoria geral da Prefeitura recebeu 7.911 atendimentos em 2014. Destes, quase a metade foram reclamações para a Secretaria de Obras. As principais solicitações são para patrolamento e colocação de macadame nas ruas de Jaraguá do Sul. A ouvidoria chega a receber 30 novos registros por dia, além da assistência a pessoas que já fizeram um registro e procuraram o serviço.
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Os moradores da rua Augusto Demarchi, no bairro Três Rios do Sul, são usuários frequentes da Ouvidoria. O motivo é o asfalto, pelo qual lutam há mais de 20 anos e que ainda não veio. Em 2014, a Prefeitura anunciou asfaltamento das três principais vias do bairro em um prazo de oito meses. A obra estava prevista para março de 2015 e iria custar cerca de R$ 2,5 milhões com recursos municipais.
– Tivemos uma reunião com o prefeito Dieter Janssen e demos um voto de confiança, mas até agora nada do nosso asfalto. Nesta terça-feira, a Secretaria de Obras passou o maquinário na rua, porém ficamos presos em casa por conta do pó – explica moradora Olinda Oening.
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Outra moradora, Rute Olbrich, afirma que solucionaram os buracos, mas que é algo paliativo. Na via, passam caminhões de empresas e mais de 50 ônibus do transporte urbano por dia. Segundo Rute, é complicado manter a casa limpa, estender uma roupa ou qualquer atividade fora de casa.
De janeiro a dezembro de 2014, foram encaminhadas pela Ouvidoria 3.841 solicitações à Secretaria de Obras. Segundo o titular da pasta, Hideraldo Colle, todas as solicitações feitas via Ouvidoria e outras feitas diretamente na Secretaria, são encaminhadas para os cinco fiscais da pasta que atuam por regiões da cidade.
– Temos um cronograma de atividades e buscamos encaixar as novas solicitações. Porém, a demanda é grande e só temos oito máquinas para patrolar as ruas da cidade – destaca Colle.
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O contato aberto da população com a Prefeitura por meio do telefone 0800 642 0156 e do site da Ouvidoria ficou mais eficiente e dinâmico também com a ampliação da equipe, que passou de três para seis em setembro do ano passado. A cada solicitação realizada pelo site, o solicitante cadastrado recebe e-mail sobre o andamento do pedido. Assim é possível que todo o processo, desde a entrada da solicitação até sua finalização, seja acompanhado