A Secretaria de Habitação de Joinville irá realizar um novo sorteio das unidades habitacionais do Residencial João Balício Bernardes, no bairro Paranaguamirim.

Continua depois da publicidade

O motivo foi uma falha eletrônica no sistema, detectada por auditoria independente que fiscalizou o processo do dia 12 de março. O novo sorteio foi agendado para o dia 9 de abril, às 17 horas, na Câmara de Vereadores.

Das 100 unidades sorteadas, apenas as três direcionadas para pessoas idosas e dez a pessoas com deficiência foram homologadas pela auditoria.

As 87 restantes, integradas por famílias dos grupos 1 e 2, com maior ou menor vulnerabilidade social, não foram homologadas em função de falha técnica no sistema eletrônico detectada pelos auditores.

Depois de seis processos semelhantes para outros conjuntos residenciais realizados pela Secretaria de Habitação, esta é a primeira vez que os auditores identificaram falha na separação dos cadastros pelo sistema eletrônico.

Continua depois da publicidade

:: Leia as últimas notícias de Joinville e região no AN.com.br

A falha no sorteio ocorreu na programação do sistema, que deveria separar os cadastros das famílias do grupo 1 (com 5 a 6 critérios de carência) e das famílias do grupo 2 (com 1 a 4 critérios de carência), conforme determina Portaria do Ministério das Cidades e decreto municipal que fixam os critérios dos sorteios.

Após o sorteio, os auditores detectaram que o sistema não separou os grupos, provocando distorções de resultado.

Ao receber o relatório da auditoria na terça-feira (17), a Secretaria de Habitação decidiu pelo cancelamento do sorteio e pela marcação da nova data.

O Residencial João Balício Bernardes integra o Programa Minha Casa Minha Vida, direcionado a famílias com rendas de até R$ 1.600,00. Para esse sorteio estão enquadradas cerca de 3.200 famílias.

Continua depois da publicidade