A Secretaria de Educação de Camboriú instaurou uma sindicância para apurar um suposto caso de racismo em uma escola do município. A vítima seria um professor que dá aulas na rede municipal desde 2009 e os apontados por ele como autores do preconceito são outros três educadores.

Continua depois da publicidade

A sindicância foi instaurada no início desta semana depois que o professor registrou um boletim de ocorrência na delegacia. De acordo com a secretária de educação do município, Fátima Gervásio, o caso está sendo analisado pelo departamento jurídico da secretaria.

De acordo com ela, três pessoas são apontadas como agentes na denúncia do professor. São todos profissionais de uma escola no bairro Areias onde o professor que estaria sendo vítima de preconceito também trabalhava.

A secretária diz que as ofensas, segundo o professor, ocorriam durante o horário de trabalho na escola. Não teriam sido apresentadas testemunhas do fato.

Continua depois da publicidade

– Vamos apurar o que de fato ocorreu e tomar as medidas de acordo com o que for apurado – diz.

Há cerca de 15 dias o professor que se queixa do racismo foi transferido para uma unidade de ensino no Centro da cidade. A medida ocorreu em função das denúncias de racismo, mas uma sindicância não foi aberta na ocasião por não existir registro de boletim de ocorrência, segundo a secretária.

Fátima diz ainda que o Ministério Público também está acompanhando o caso. Segundo ela, há outros professores negros na rede municipal mas nunca houve registro de queixa semelhante.

Continua depois da publicidade