Ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Paulo Pimenta escolheu a drag queen Ruth Venceremos como assessora de diversidade e participação social. A informação foi confirmada pelo ministro, que afirma que Ruth aceitou o convite.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Militante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e defensora das pautas dos movimentos LGBTQIA+ e negro, Ruth é pedagoga, mestre em educação pela Unicamp e primeira suplente de deputada federal pelo PT do Distrito Federal.

Pimenta diz à coluna Painel, da Folha de S.Paulo, que a função de assessor para diversidade será criada em todos os ministérios com o propósito de garantir, segundo ele, um olhar transversal sobre cidadania e luta contra o preconceito.

— Vai ser criada uma rede, que vai atuar junto à Secretaria-Geral da Presidência, pela promoção da diversidade, da participação popular — afirma o ministro.

Continua depois da publicidade

MEC extingue diretoria de escolas cívico-militares

Pimenta diz que o posto poderá ser ocupado por qualquer pessoa engajada na luta pela representatividade de diversos grupos, como negros, indígenas e mulheres.

— Convidei a Ruth porque acho que ela tem representação simbólica muito importante e tem um perfil que deve ser valorizado — conclui.

Erivan Hilário dos Santos criou Ruth Venceremos em 2015, em meio à militância contra a LGBTfobia dentro do MST, movimento do qual começou a fazer parte aos 13 anos de idade, quando sua família se juntou a um assentamento em Pernambuco.

Reportagem por Guilherme Seto

Leia também

Deputados pró-armas se reúnem em SC e são recebidos por Jorginho Mello

Ministra do Turismo apaga posts ao lado de acusado de chefiar milícia