Em ação realizada na terça-feira (5) e quarta-feira (6) desta semana no bairro Boa Vista, moradores das ruas Arno Schwartz e Cardeal Câmara foram vacinados contra a febre amarela por equipe de imunização da Unidade Básica de Saúde da Família Bakitas (UBSF). A meta do programa é imunizar 350 mil joinvilenses com idades entre nove meses e 59 anos.

Continua depois da publicidade

A ação estratégica tem o objetivo de alcançar parte da população que tem dificuldade de acessar a UBSF e imunizar os moradores de regiões de mata, que estão mais propícios ao ataque do mosquito Aeds aegypt, transmissor da Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika Vírus.

Na ação desta semana foram imunizados 48 moradores. Em Joinville, o bairro Boa Vista é o com o maior número de focos do mosquito. A imunização previne a infecção do vírus da Febre Amarela pela população.

Os mutirões de vacinação no Boa Vista continuam nesta quinta e sexta-feira, dias 7 e 8 de fevereiro. A equipe de imunização da UBSF do Bakitas vai trabalhar na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, na rua Albano Schmidt, 1885, das 8h às 17h.

Na próxima semana, a ação será estendida às Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil (CEI’s) do bairro. Um informativo será enviado aos pais para que acompanhem a ação e vacinem seus filhos. Serão vacinadas apenas as crianças acompanhadas pelos pais.

Continua depois da publicidade

Na UBSF Bakitas, na rua São Miguel, 513, o atendimento vai ser estendido até as 20 horas durante toda a próxima semana, do dia 11 ao dia 15 de fevereiro. “Vamos atender num período maior para que as pessoas que trabalham durante o dia possam receber também a imunização”, confirma a coordenadora da UBSF Bakitas, Angela Andrea de França. A intenção é promover parcerias com grandes empresas e escolas e com o Terminal de Ônibus da Tupy para imunizar o máximo de pessoas no bairro.

A vacinação contra a Febre Amarela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) de Joinville. Não há registro de caso da transmissão do vírus na cidade. Podem ser vacinadas todas as pessoas da idade de nove meses a 59 anos. Pessoas com doenças autoimune e acima dos 60 anos precisam de laudo médico com a liberação para receberem a imunização. A vacinação em Joinville, até o momento, alcançou 58% da meta, imunizando mais de 200 mil pessoas.