Em sete anos, a catarinense Jayana Nicaretta da Silva saltou de vereadora mais jovem do país, eleita em 2012, aos 18 anos, na pequena União do Oeste, ao cargo de secretária nacional da Juventude. Agora em Brasília, acaba de lançar o Espaço 4.0, um projeto que pretende preparar os jovens para a quarta revolução industrial.

Continua depois da publicidade

Em entrevista ao Estúdio CBN Diário desta quarta-feira (4), Jayana explicou que o projeto pretende preparar jovens para realidades como programação, internet das coisas, impressora 3D. Serão 28 projetos-piloto, um em cada unidade da federação e um especial em Brumadinho (MG). Desenvolvido em parceria com o Senai, o Espaço 4.0 pretende ter vida longa, independentemente das eleições municipais de 2020, ressaltou a secretária. O governo federal vai fornecer R$ 100 mil para custeio em cada laboratório, equipado com computadores de última geração e impressoras 3D.

— Nosso maior desafio é virar a chave da Secretaria, que funcionava como um telhadinho político. Voltamos para uma pauta que de fato interessa a juventude: geração de emprego, empreendedorismo, uma perspectiva para essa geração — afirmou Jayana.

Na entrevista, respondeu sobre temas polêmicos que cercam o governo Bolsonaro, em especial a relação com a juventude. Lamentou, por exemplo, a recusa da UFSC a aderir ao projeto Future-se:

— O projeto não retira recursos, apenas abre outras portas de financiamento para pesquisas, aproxima o setor privado da universidade. Não tem por que ser contra.

Continua depois da publicidade

Questionadas sobre a situação da Amazônia Legal, onde esteve recentemente, Jayana endossou a crítica de Bolsonaro à atuação que considera excessiva de organizações não-governamentais:

— Há uma Ong tropeçando na outra, todas internacionais, todas preocupadas com a flora e a fauna, nenhuma preocupada com as pessoas que vivem na Amazônia. Há milhares de brasileiros morando isolados na Amazônia, há 10 dias de barco para chegar lá, sem saneamento básico nem energia elétrica.

Em Florianópolis, a secretária participou ainda do lançamento da Frente Parlamentar da Juventude, na Assembleia Leguslativa (Alesc), a convite da deputada Paulinha (PDT).