A secretária da Justiça e Cidadania (SJC), Ada De Luca, confirmou neste domingo a mudança na direção da Penitenciária de Florianópolis. O atual diretor, Délio José Guerra, deixará o cargo nos próximos dias. O substituto é o diretor do presídio de Blumenau, Gabriel Airton da Silveira.

Continua depois da publicidade

A mudança no comando vinha se espalhando por agentes penitenciários no complexo prisional da Agronômica. A SJC disse que a saída de Délio não tem relação com a fuga, há 11 dias, de 10 presos da Central de Triagem, que fica no complexo. As circunstâncias da escapada ainda não foram conhecidas e uma sindicância interna está em andamento.

Segundo a SJC, o próprio Délio é quem teria pedido para deixar a direção por motivo pessoal. Por telefone, Délio disse ao DC neste domingo que iria conversar a respeito nesta segunda-feira com a secretária Ada e o diretor de Departamento de Administração Prisional (Deap), Leandro Lima, e não quis confirmar a sua saída.

Agente penitenciário, Délio ocupa a direção desde setembro. O seu substituto, Gabriel Airton da Silveira, também é agente penitenciário, além de bacharel em Direito e pós-graduado em gestão de segurança pública. Gabriel também foi chefe de segurança da Penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

No lugar de Gabriel na direção do presídio de Blumenau assumirá o agente penitenciário Elenilton Ferreira Fernandes. As trocas já foram encaminhadas para publicação no Diário Oficial do Estado.