Se você é um usuário do SUS de Joinville que aguarda uma consulta com um especialista ou algum exame há mais de seis meses, fique atento ao chamado da Secretaria da Saúde. É que uma equipe de funcionários do órgão está ligando para os pacientes a fim de verificar e confirmar se o usuário ainda necessita do exame ou da consulta represada.
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– Muitas pessoas já passaram por consulta social, já tiveram seu problema de saúde resolvido, ou até já consultaram pelo SUS, mas estão com o nome duas ou três vezes na fila de espera e, por erro de sistema, não foi registrada baixa do procedimento. Precisamos saber do número real de pessoas na fila de espera para planejar a quantidade de consultas com especialistas e de exames que precisam ser comprados ou ter os serviços contratados -, explica o secretário da Saúde, Armando Dias.
Armando destaca que a fila de espera de exames e consultas que a gestão dispõe atualmente está defasada e não pode ser utilizada como fonte precisa de informação para resolver a situação. Através do serviço chamado de “higienização” das filas, a secretaria poderá retirar da fila de demanda represada os nomes de usuários confirmados que não precisam do exame ou da consulta e, assim, obter o número exato de usuários que aguardam o procedimento há mais de um semestre.
O serviço de reorganização das filas será realizado por meio de ligações telefônicas aos usuários e por ações internas da secretaria.
– Os usuários vão ser contatados entre segunda-feira e sábado, pelos números de telefones cadastrados na ficha de sua unidade de saúde. Esse processo não será feito pelo balcão da recepção e, por isso, é importante que o usuário sempre mantenha o cadastro com endereço e telefone atualizados -, orienta o secretário.
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Armando ainda complementa que o momento não é de agendamento de consultas ou exames, apenas de confirmação dos nomes da demanda.
– Continuamos a fazer nosso serviço normal, de oferecer consultas e exames, conforme dispomos pelos nossos profissionais, ou através de contrato firmado entre SUS e clínicas particulares, que atendam pela tabela SUS. Há especialidades e exames que conseguimos atender agilmente sem ter fila represada -, comenta.
Um dos problemas que a secretaria também estuda solução diz respeito à alta quantidade de usuários que faltam nas consultas com especialistas ou nos exames. O secretário lamenta que, em algumas especialidades, o número de faltas nos exames e nas consultas alcance uma média de 30% a 35%, ou até mais de 50%, como foi constatado na demanda de exames de ultrassons.