Oito incêndios de grandes proporções foram registrados na noite desta terça-feira (24), no Oeste de Santa Catarina. Conforme o Corpo de Bombeiros, todos os pontos tinham grande potencial destrutivo e foram agravados pela seca e os ventos fortes de até 70 km/h que atingem a região.

Continua depois da publicidade

> SC mantém alerta de rajadas de vento de 70 km/h nesta quarta e quinta-feira

Os dois primeiros focos de incêndio foram registrados em Chapecó, por volta das 20h. Segundo o 6º Batalhão de Bombeiros Militares da cidade, eles estavam em andamento ao mesmo tempo em uma área de mata nativa, no bairro Vila Real, e em uma plantação de soja, no Loteamento Vento Minuano. Durante a noite, mais seis ocorrências foram registradas na região Oeste de Santa Catarina, nos municípios de Caibi, Nova Itaberaba, Caxambu do Sul e Seara.

> Estiagem em Santa Catarina se iguala a pior da história

Alerta para incêndios

Nesta semana, a Defesa Civil havia emitido um alerta sobre o alto risco de queimadas no Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina, principalmente nesta terça-feira (24) e quarta-feira (25). Como a umidade deve ficar abaixo de 30% nessas regiões, o risco de incêndio sobe para muito alto. 

Continua depois da publicidade

O longo período de estiagem, a vegetação seca, os ventos fortes e a baixa umidade do ar facilitam a propagação de incêndios e dificultam o combate às chamas. O número de ocorrências registradas na região já é 57% maior em relação ao mesmo período do ano passado. O Corpo de Bombeiros alerta para o período de risco e pede que a população evite qualquer tipo de fogo em vegetação, pois ele foge de controle rapidamente com os ventos fortes.

> Estiagem em SC afeta produção agrícola e pode deixar alimentos mais caros

Cuidados

– Não iniciar queimadas, principalmente próximo a áreas de vegetação;

– Não queimar lixo, terrenos ou pastagens;

– Não jogar bitucas de cigarro na mata, nas ruas ou em beira de estradas;

– Não deixar garrafas de vidro em áreas de vegetação (o sol faz o efeito lupa e pode iniciar um incêndio);

– Ao fazer trilhas evite acender fogueiras, fogareiros e demais opções que possam propagar fogo na vegetação.

Continua depois da publicidade