O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), reconheceu, nesta quarta-feira (02), situação de emergência de 9 municípios do estado de Santa Catarina devido à seca. 

Continua depois da publicidade

> Tatu toma água em garrafa de moradora no Oeste de SC; veja o vídeo

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Com a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população.

Os municípios reconhecidos foram Chapecó, Coronel Martins, Descanso, Ipira, Iraceminha, Marema, Nova Itaberaba, Tigrinhos e Xavantina. Além disso, cinco cidades do Rio Grande do Sul também entraram na portaria, sendo elas Manuel Viana, Palmitinho, Porto Mauá, Três de Maio e Tuparendi.

Continua depois da publicidade

Na terça-feira (1º), outros municípios catarinenses tiveram reconhecida a situação de emergência devido à seca. Foram eles: Arvoredo, Bandeirante, Barra Bonita, Ipumirim, Palmitos, Paraíso e Presidente Castello Branco.

Apoio emergencial

O apoio emergencial por meio do MDR complementa a atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas. Para receber, é necessário atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa n. 2/2016. Prefeituras e governos devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.

> Confira o calendário de pagamento do auxílio emergencial de novembro e dezembro