A seca em Santa Catarina somada a imprudência gera incêndios florestais. O Corpo de Bombeiros foi a 1100 ocorrências do dia 23 de março até esta quinta-feira (07) em todo o Estado. A média supera os 24 atendimentos por dia.

Continua depois da publicidade

O comandante do 1° Batalhão dos Bombeiros e piloto do Arcanjo, tenente-coronel Diogo Bahia Losso, destacou os principais atendimentos dos últimos dias: incêndios em Barra Velha e no Parque do Rio Vermelho com mais de 10 dias de trabalho cada, além do atendimento no topo do Morro do Cambirela, em Palhoça, com dois dias de operação e atuação de aeronaves no combate.

Na última segunda-feira (04), perto das 12h, todos os seis caminhões dos Bombeiros de Florianópolis estavam empenhados em incêndio de vegetação. Isso compromete o atendimento em edificações e também resgates. Losso acredita que os números servem de alerta à população.

— As pessoas devem evitar jogar lixo ou colocar fogo em lixo em terreno baldio porque as chamas podem fugir do controle. Não jogue bitucas de cigarro em rodovias. Não realize fogueiras em acampamento. Com tempo seco e o sol, o fundo de uma garrafa de vidro pode se tornar uma lente e causa incêndio — pediu o comandante.

Continua depois da publicidade