Implantar a inovação em empresas familiares pode ampliar os resultados em pouco tempo e fomentar uma expansão de faturamento de forma mais acelerada. Foi o caso da BP Alimentos, localizada no município catarinense de Palhoça, que conta com a primeira linguiça Blumenau produzida na Grande Florianópolis. A BP Alimentos também produz bacon de pernil, lombo, copa e costela defumados, linguiça de carne suína, charque, salames, torresmo, orelha e pé de porco entre outros defumados.

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Fundada em fevereiro do ano passado por um casal que decidiu trocar o ramo de atuação em busca do empreendedorismo, os resultados foram tão promissores que logo a empresa deve lançar mais novidades no mercado. A expectativa é que o faturamento deste ano alcance quase cinco vezes àquele obtido em 2020, antes da compra da Frigobello. Agora, com a ampliação da atuação, novos produtos e conquista de ganhos de escala, o faturamento projetado para 2023 é 20 vezes superior ao obtido há dois anos.

Com o desejo de crescer e prosperar, o engenheiro Felipe Duarte Pacheco e a contadora especialista em recursos humanos Viviane Bugman decidiram continuar o negócio da família, que havia fundado uma banca de feira, a Banca Pacheco. Localizado no bairro Agronômica, na capital, o empreendimento contava com dois pontos de venda. No entanto, o casal viu uma lacuna presente no mercado e decidiu ampliar a atuação. Além da venda de produtos, abraçou a oportunidade da compra de uma fábrica de produção de defumados e, após a aquisição em outubro de 2021 da Frigobello, marca com 30 anos de atuação, fundaram a BP Alimentos.

O investimento em tecnologia e inovação foi uma etapa importante nesse processo e possibilitou a criação da segunda marca da família, a Bugmann. No momento, o negócio conta com 20 colaboradores.

Capacitação para alavancar os resultados

Em maio do ano passado, a companhia iniciou a participação em um programa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que visa fomentar a inovação e a competitividade dos pequenos negócios, o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

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– Sentimos a necessidade de pedir ajuda para montar um projeto de crescimento baseado em conceitos de finanças, marketing e vendas visando superar algumas dificuldades pelas quais pequenas empresas passam durante um processo de crescimento de faturamento e demanda de funcionários – destaca Felipe Pacheco, diretor da BP Alimentos.

Para o diretor, o projeto mostrou que as empresas podem crescer de forma expressiva, mas que é preciso reconhecer limitações e trabalhar com determinação para vencê-las. O resultado, segundo o empreendedor, é conquistado pela somatória do trabalho de toda uma equipe.

–  Entender que sozinho somos limitados é um fato difícil de aceitar. No entanto, quando conseguimos levar uma equipe a um ideal justo, de boas práticas, de melhoria contínua, o sucesso chega com menos dor – avalia.

Agentes Locais de Inovação

O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae visa a melhoria da produtividade dos pequenos negócios a partir de um acompanhamento focado no aumento da inovação: seja ela em novos produtos, serviços ou processos produtivos. São 10 encontros em um período de três meses para que a empresa alavanque o seu negócio. Os encontros visam fomentar a competitividade, novas oportunidades no mercado, crescimento e fortalecimento da marca. Somente na Grande Florianópolis, o programa atende cerca de mil empresas por ano.

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Carlos Kinchescki, Analista de Negócios do Sebrae, detalha que o Projeto ALI trabalha com agentes em diferentes áreas: produtividade, transformação digital, rural, ecossistemas e indicação geográfica.

– Cada um conta com uma metodologia específica e focada em resultados diferentes. Alguns agentes trabalham diretamente com empresas de micro ou pequeno porte. Outros, como o ALI Ecossistemas, desempenham suas tarefas focado principalmente no desenvolvimento da governança focada em inovação. Já o ALI Indicação Geográfica trabalha com gestão das indicações geográficas de Santa Catarina e os demais agentes trabalham focados exclusivamente no negócio das empresas participantes, sendo que todos são totalmente gratuitos – explica.

Já o ALI produtividade, que vem sendo desenvolvido desde a concepção do projeto, trabalha na aplicação de metodologia própria em ciclos de cinco meses. O programa visa levar inovação para micro e pequenas empresas por meio de acompanhamento personalizado com ferramentas ágeis em encontros individuais e coletivos, com foco no aumento da produtividade e competitividade da empresa. Segundo o analista, mesmo que as companhias atuem a nível local, a gestão e planejamento de ações deve ser viabilizada para uma escala global.

 – O concorrente não é apenas aquela empresa que oferece serviços ou produtos similares no seu bairro ou região, mas cada opção de consumo pode atrair o olhar do cliente que opta muitas vezes por adquirir um outro produto e aquele recurso disponível acaba por ser utilizado para outra coisa. Então não podemos nos ater ao consumidor local. As empresas precisam estar sempre prontas para oferecer e atender mercados fisicamente longe e ter esse olhar para o mercado de forma diferenciada, mais ampla – completa.

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Para o analista técnico do Sebrae, a gestão do negócio precisa estar sempre atualizada e o planejamento estratégico deve orientar os passos do negócio. É por meio do aumento da competitividade da empresa que ela pode obter crescimento e perenidade da marca.

O Sebrae conta com a consultoria necessária para a ampliação do seu negócio. Faça como a BP Alimentos e aumente a inovação da sua companhia para ampliar o faturamento.

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