Na última semana, o Sebrae realizou o lançamento do Programa Cidade Empreendedora em mais três municípios catarinenses. Belmonte, Barra Bonita e Bom Jesus do Oeste passam a contar com a Sala do Empreendedor, iniciativa que atende aos microempreendedores individuais (MEIs) que buscam auxílio com questões administrativas.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O espaço opera em parceria com as prefeituras para qualificação e serve como referência para empreendedores que desejam formalizar as atividades ou aprimorar a gestão, tanto em comércio quanto em serviços. A estrutura já é reconhecida em todo o país e tem Santa Catarina como destaque: Florianópolis e Chapecó estão entre as cinco cidades com maior número de atendimentos no Brasil.
Quanto as maiores redes de supermercados de SC cresceram em 2023
— A sala proporciona elaboração de estratégias específicas para atender às necessidades dos MEIs. Desde a simplificação de processos burocráticos até a oferta de capacitações e consultorias. O objetivo é claro: promover um ambiente favorável ao crescimento dos negócios locais — explicou o gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl.
Continua depois da publicidade
Ele também ressalta que a iniciativa prioriza as demandas dos empresários e os aproxima da Administração Municipal.
Em Barra Bonita, a sala está localizada em anexo à prefeitura e conta com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Em Bom Jesus do Oeste, a sala fica no setor de Patrimônio da prefeitura e recebe o público das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 17h15, também de segunda a sexta-feira. Já em Belmonte, a estrutura fica junto ao Setor de Tributos, atendendo das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Serviços disponíveis
A Sala do Empreendedor oferece informações para abertura de empresas, formalização de microempreendedores individuais (MEI’s), emissão de alvarás, certidões e guias diversas (inclusive DAS-MEI), declaração anual, auxílio para emissão de notas fiscais, apoio, divulgação e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais, orientação e auxílio na parte burocrática e documental para processos licitatórios, cursos, capacitações e consultoria, e outros serviços e ferramentas de apoio ao negócio.
Leia mais
Gigante dos brinquedos escolhe SC para ser a porta de entrada da Barbie no Brasil
Município de SC oferta 80 vagas para cursos gratuitos de capacitação
Vendas de veículos elétricos seguem em alta em Santa Catarina, o quarto maior mercado do país