O prefeito reeleito Sebastião Melo (MDB) de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, tomou posse às 16h desta quarta-feira (1º), em uma cerimônia na Câmara Municipal da cidade. No mesmo evento, a vice Betina Worm (PL) e os 35 vereadores da nova legislatura também foram empossados.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Às 18h, acontece a posse aos secretários, em um evento na Usina do Gasômetro. É a primeira vez que a solenidade será realizada no local, que estava em obras desde 2017. A escolha também faz referência à reconstrução da cidade após as chuvas que atingiram o Estado em maio deste ano e fizeram o Guaíba transbordar, alagando o edifício histórico.

Veja fotos dos empossados

Continua depois da publicidade

Reeleição em segundo turno

Sebastião Melo (MDB) foi reeleito prefeito em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, com 61,53% dos votos válidos no segundo turno das Eleições 2024, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Maria do Rosário (PT), que também disputava o segundo turno da prefeitura de Porto Alegre, ficou em segundo lugar com 38,47% dos votos. Outros 3,75% votos foram nulos e 3,81%, em branco. A abstenção na cidade foi de 34,83%.

Sebastião Melo é o atual prefeito de Porto Alegre. Nascido em Piracanjuba, Goiás, em 1958, é filiado ao MDB desde 1981. Já atuou como vereador de Porto Alegre por três mandatos consecutivos (2001 a 2012), vice-prefeito (2013 a 2016) e deputado estadual do Rio Grande do Sul (2019-2021). Melo assumiu a prefeitura de Porto Alegre em 2021.

A vice-prefeita é Betina Worm (PL), tenente-coronel do Exército e médica veterinária. A coligação é formada pelos partidos PP, Republicanos, MDB, PL, PSD, Podemos, Solidariedade e PRD.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

**Com informações de O Globo e CNN

Leia também

Como está a preparação para as posses nas principais cidades de SC

Os sinais de que 2025 será um ano difícil para o governo Lula, o Congresso e o Supremo