O prefeito reeleito Sebastião Melo (MDB) de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, tomou posse às 16h desta quarta-feira (1º), em uma cerimônia na Câmara Municipal da cidade. No mesmo evento, a vice Betina Worm (PL) e os 35 vereadores da nova legislatura também foram empossados.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Às 18h, acontece a posse aos secretários, em um evento na Usina do Gasômetro. É a primeira vez que a solenidade será realizada no local, que estava em obras desde 2017. A escolha também faz referência à reconstrução da cidade após as chuvas que atingiram o Estado em maio deste ano e fizeram o Guaíba transbordar, alagando o edifício histórico.
Veja fotos dos empossados
Reeleição em segundo turno
Sebastião Melo (MDB) foi reeleito prefeito em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, com 61,53% dos votos válidos no segundo turno das Eleições 2024, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Continua depois da publicidade
Maria do Rosário (PT), que também disputava o segundo turno da prefeitura de Porto Alegre, ficou em segundo lugar com 38,47% dos votos. Outros 3,75% votos foram nulos e 3,81%, em branco. A abstenção na cidade foi de 34,83%.
Sebastião Melo é o atual prefeito de Porto Alegre. Nascido em Piracanjuba, Goiás, em 1958, é filiado ao MDB desde 1981. Já atuou como vereador de Porto Alegre por três mandatos consecutivos (2001 a 2012), vice-prefeito (2013 a 2016) e deputado estadual do Rio Grande do Sul (2019-2021). Melo assumiu a prefeitura de Porto Alegre em 2021.
A vice-prefeita é Betina Worm (PL), tenente-coronel do Exército e médica veterinária. A coligação é formada pelos partidos PP, Republicanos, MDB, PL, PSD, Podemos, Solidariedade e PRD.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
**Com informações de O Globo e CNN
Leia também
Como está a preparação para as posses nas principais cidades de SC
Os sinais de que 2025 será um ano difícil para o governo Lula, o Congresso e o Supremo