O alemão Sebastian Vettel tornou-se aos 26 anos o mais jovem tetracampeão da história da Fórmula-1 com quatro provas de antecedência ao vencer neste domingo o Grande Prêmio da Índia. Vettel poderia até terminar em quinto lugar para garantir o título sem depender de outros resultados, mas venceu a disputa no circuito de Buddh, sua décima vitória da temporada, a sexta seguida.
Continua depois da publicidade
Faltando três corridas para o fim da temporada, Vettel não pode ser mais alcançado pelo espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que terminou em 11º e ficou a 115 pontos do alemão.
Ao sagrar-se campeão pela quarta vez consecutiva, ele se igualou ao francês Alain Prost, que faturou quatro títulos de 1986 a 1993, ficou a uma conquista do lendário Juan Manuel Fangio, pentacampeão no década de 50, e a três do seu grande ídolo, o heptacampeão Michael Schumacher.
Largando na pole position, o alemão dominou toda a corrida e levou a bandeirada com quase 30 segundos de vantagem sobre o compatriota Nico Rosberg, da Mercedes, que chegou em segundo. Romain Grosjean, da Lotus, que complou o pódio após fazer uma grande corrida de recuperação, já que saiu apenas da 17ª posição do grid de largada.
O brasileiro Felipe Massa, companheiro de equipe de Alonso na Ferrari, terminou na quarta posição. O paulistano fez uma ótima largada, pulando da quinta para a segunda posição, e chegou até a liderar a prova por alguns minutos por conta da estratégia de Vettel, que parou nos boxes para fazer sua primeira troca de pneus logo na terceira volta.
Continua depois da publicidade
Classificação do Grande Prêmio da Índia:
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)
4. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
5. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes)
6. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
7. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault)
8. Paul di Resta (GBR/Force India-Mercedes)
9. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)
10. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari)
11. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
12. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault)
13. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari)
14. Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes)
15. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari)
16. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault)
17. Max Chilton (GBR/Marussia-Cosworth)
18. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth)
19. Nico Hülkenberg (ALE/Sauber-Ferrari)