Como manda o figurino. O alemão Sebastian Vettel deu mais uma demonstração de que segue firme no caminho rumo ao tetracampeonato de Fórmula-1 e venceu com facilidade o GP da Coreia, na madrugada deste domingo. É a oitava vitória do piloto na temporada e a quarta consecutiva.

Continua depois da publicidade

Os carros da Lotus completaram o pódio de maneira convincente. Com bom desempenho durante toda a corrida, o finlandês Kimi Raikkonen ficou com a segunda colocação, e o francês Romain Grosjean foi a surpresa do dia com a terceira posição.

O brasileiro Felipe Massa rodou na primeira volta e teve que fazer uma prova de recuperação. Usando sua habilidade e experiência, o brasileiro fechou o GP na nona colocação. Seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, chegou em sexto, praticamente colado em Lewis Hamilton, da Mercedes.

A jovem e grata surpresa da categoria, Nico Hulkenberg, da Sauber, foi mais uma vez decisivo ao levar seu carro dentre os principais do grid. O alemão esteve sempre entre os primeiros colocados e chegou na quarta colocação.

A corrida

Continua depois da publicidade

Logo na primeira volta, o brasileiro Felipe Massa foi ultrapassado por Gutiérrez, e em uma disputa com o piloto mexicano, rodou na terceira curva e perdeu muitas posições no grid.

O venezuelano Pastor Maldonado foi o piloto que mais ganhou posições na largada, pulando de 18º para 9º.

Em franca corrida de recuperação, o australiano Mark Webber veio escalando posição por posição até chegar na disputa entre os primeiros colocados. Até que na 37ª volta, Adrian Sutil perdeu o controle da Force India e atravessou a pista para bater em cheio em Webber. Isso fez com que a Red Bull do australiano ficasse em chamas. Foi o fim da prova para Webber.

Futuros companheiros de Ferrari, Alonso e Raikkonen travaram uma bela disputa durante a prova. Quem levou a melhor nesta madrugada foi o piloto da Lotus, que deixou o espanhol para trás e obteve um importante resultado.

Continua depois da publicidade

Sensação do campeonato, Nico Rosberg vinha fazendo uma prova incrível, e estava na segunda colocação com sua Mercedes. Até que na 30ª volta, o alemão sofreu com problemas na asa dianteira do seu carro e foi obrigado a abandonar a disputa, enquanto ocupada o segundo posto, atrás apenas de Vettel.

O britânico Lewis Hamilton foi outro que esquentou a cabeça com sua equipe. A própria Mercedes deixou a desejar em suas estratégias e Hamilton foi prejudicado pelo péssimo desempenho dos pneus. Por fim, o piloto ficou com a discreta quinta posição.

Enquanto os pilotos sofriam com problemas em seus carros, o alemão Sebastian Vettel caminhou com tranqulidade para sua oitava vitória no campeonato. Em nenhum momento foi ameançado dentro da pista.

Classificação da Prova

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 55 voltas em 1h43m13s701

2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) + 4s200

3) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 4s900

4) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 24s100

5) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 25s200

6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 26s100

7) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 26s600

8) Jenson Button (ING/McLaren) + 32s200

9) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 34s300

10) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 35s100

11) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 35s900

12) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 47s000

13) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 50s000

14) Charles Pic (FRA/Caterham) + 1m03s500

15) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1m04s500

16) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1m07s900

17) Max Chilton (ING/Marussia) + 1m12s900

18) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) + 2 voltas

19) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) + 3 voltas

20) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 5 voltas

Não completaram a prova:

Mark Webber (AUS/Red Bull) 41 voltas

Paul Di Resta (ING/Force India) 29 voltas

Volta mais rápida: Sebastian Vettel (RBR) 1m41s380