O britânico Sebastian Coe foi eleito nesta quarta-feira como o novo presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), ao derrotar na votação o ucraniano Serguei Bubka, no 50º congresso da entidade, em Pequim.

Continua depois da publicidade

Medalhistas gaúchos do Parapan desembarcam no Salgado Filho

O britânico derrotou o ucraniano por 115 votos a 92. Coe sucede no comando da IAAF o senegalês Lamine Diack, de 82 anos, que estava na presidência da entidade desde 1999.

– Nosso esporte está em boas mãos – afirmou Diack.

Organização do evento-teste de ciclismo impressiona atletas e dirigentes

Continua depois da publicidade

Coe, que foi campeão olímpico dos 1.500m em Moscou, no ano de 1980, e em Los Angeles, no ano de 1984, conquistou a sua segunda grande vitória fora das pistas, depois de comandar a candidatura de Londres na disputa pela sede dos Jogos Olímpicos de 2012.

O britânico defendeu a unidade do esporte em seu discurso antes da votação, no qual também recordou o sucesso da organização dos Jogos de Londres.

Nuzman parabeniza campanha da equipe brasileira paralímpica em Toronto

– Esta pode ser minha última corrida. Vocês têm a decisão em suas mãos. Quero representar o atletismo no movimento olímpico e não o movimento olímpico no atletismo. Sua luta é a minha luta – disse Coe.

Uma das primeiras missões do novo presidente da IAAF será melhorar a imagem de um esporte repleto de suspeitas de doping. A três dias do início do Mundial de Pequim, Coe disse que sua equipe será “vigilante” na luta contra o doping.

Continua depois da publicidade

Os atletas que podem ajudar o Brasil a alcançar o objetivo olímpico

– Será uma tolerância zero ao doping em meu esporte e vamos manter o nível mais elevado de vigilância – afirmou o britânico.

*AFP