Se você tem 30 anos ou mais muito provavelmente sabe a música da campanha o “O Amor é a Melhor Herança”. A canção embalou uma geração em 2003 e acaba de completar 20 anos. Com monstrinhos muito fofos, a bandeira social da RBS à época, atual NSC, tinha o objetivo naquele ano de abordar a violência e maus-tratos às crianças.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do Vale do Itajaí por WhatsApp
A campanha foi ao ar na TV com um vídeo de um minuto em que o diabo, bicho-papão, bruxa malvada, mula sem cabeça e boi da cara preta deixam claro o amor e carinho por seus filhotes. Os pequenos, inclusive, estão presentes no vídeo, deixando claro o quão bem cuidado são por aqueles que carregam a fama de malvadões. Era um apelo pelo cuidado às crianças.
Os monstrinhos também ganharam as páginas do Santa e do Diário Catarinense em 2003. Reportagens explicaram as ações que caíram no gosto de público, como as figurinhas dos personagens. Na época, o publicitário Marcelo Pires, criador da campanha, resumiu a essência do trabalho: “Os monstrinhos estão dando o recado. E estão indignados com quem está fazendo monstruosidades com as crianças”.
A canção — tente ler sem cantar — frisava que “maltratar as criancinhas é coisa que não se faz” e deixava claro que “o amor é a melhor herança”. A música e os monstrinhos fizeram tanto sucesso que uma década depois embalaram outra campanha, com foco na educação. Naquele ano, o foco era estimular o debate e dar visibilidade a soluções para elevar a qualidade da Educação Básica.
Continua depois da publicidade
Confira letra da música “O Amor é a Melhor Herança”
Maltratar as criancinhas
É coisa que não se faz
Mesmo sendo o Diabo
Disto nem eu sou capaz
Malvadeza com crianças
Não, não
Isso só pode ser coisa
Do tal do Bicho-Papão
Peraí, vai devagar
Cuido bem dos meus papõezinhos
Criança maltratada
É coisa da Bruxa-Malvada
Que calúnia
Minhas bruxinhas trato bem
É assim, nunca se esqueça
Isso só pode ser coisa
Da Mula-sem-Cabeça
Que mentira deslavada
Minhas mulinhas-sem-cabeça
Sempre foram bem tratadas
Ai de quem se intrometa
Quem assusta as criancinhas
É o Boi-da-Cara-Preta
Continua depois da publicidade
Não admito que falem
Que eu maltrato meus boizinhos
Eu sempre dei a eles
Muito amor e carinho
Não seja um monstro
Por isso, vamos cantar
O amor é a melhor herança
Cuide da criança
O amor é a melhor herança. Cuida das crianças.
Assista ao vídeo da campanha
Como denunciar violência contra crianças
Caso de violência e maus-tratos contra crianças podem ser denunciados à Polícia Militar pelo telefone 190, à Polícia Civil, pelo número 181, no Conselho Tutelar da cidade onde a vítima mora.
Outra opção é Disque 100. O serviço é gratuito e funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa à criança, conforme a competência, dentro prazo de 24h.
A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.
Leia mais
Ele largou tudo em SC para conhecer a costa brasileira remando e conta aventura em livro
Apelo de blumenauense a motorista de aplicativo viraliza após resposta meiga