O narcisismo é frequentemente associado à imagem de pessoas excessivamente vaidosas ou egocêntricas. No entanto, esse transtorno de personalidade é mais complexo do que aparenta, sendo caracterizado por comportamentos e traços psicológicos específicos. Reunimos a seguir alguns comportamentos que podem caracterizar o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) para que você fique atento e busque mais orientações, médicas ou psicológicos, sobre o tema.

Continua depois da publicidade

Embora muitos exibam características narcisistas de forma leve, em alguns casos, essas atitudes podem indicar algo mais profundo, como este transtorno. A condição afeta significativamente as relações pessoais e profissionais e, segundo especialistas, compreender esses sinais é fundamental para evitar danos emocionais e desenvolver relações mais saudáveis.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Continua depois da publicidade

7 sinais que podem indicar o Transtorno de Personalidade Narcisista

O que é o Transtorno de Personalidade Narcisista?

De acordo com a psiquiatria, o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é um distúrbio no qual a pessoa tem uma visão exagerada de sua própria importância, acompanhada de uma necessidade excessiva de atenção e admiração. De forma geral, as pessoas com esse transtornou ou “narcisistas” tendem a demonstrar pouca empatia pelos outros e apresentam um comportamento de superioridade, o que pode prejudicar suas interações sociais e profissionais.

Diferente de simples arrogância, o narcisismo patológico afeta a maneira como o indivíduo percebe o mundo ao seu redor, tornando-o mais suscetível a frustrações quando não recebe o reconhecimento que acredita merecer.

Continua depois da publicidade

Saiba mais sobre os sinais da personalidade narcisista

Necessidade de validação constante

Narcisistas têm uma necessidade contínua de serem admirados e elogiados. Se você sente que precisa constantemente buscar a aprovação de outros ou se frustra quando não recebe reconhecimento, isso pode ser um sinal.

Falta de empatia

A incapacidade de se colocar no lugar dos outros é um dos traços mais evidentes de um narcisista. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), essas pessoas não conseguem reconhecer ou identificar as necessidades e sentimentos alheios.

Sentimento de superioridade

Um narcisista costuma se ver como superior aos outros, acreditando que merece privilégios especiais. Esse comportamento pode levar a um desprezo por normas e regras sociais, além de uma constante desvalorização das conquistas dos outros.

Continua depois da publicidade

Exploração dos outros

Muitos narcisistas tendem a explorar suas relações pessoais e profissionais para benefício próprio. Eles manipulam os outros para atingir seus objetivos, sem considerar as consequências emocionais para as pessoas ao redor.

Falta de responsabilidade pelos próprios erros

Uma pessoa com traços narcisistas raramente admite seus erros, preferindo culpar os outros. Essa atitude pode prejudicar o ambiente de trabalho e afetar relações familiares e pessoais.

Inveja constante

Narcisistas frequentemente sentem inveja dos outros ou acreditam que os outros são invejosos deles. Esse sentimento pode gerar um ciclo de insegurança e depreciação de quem está ao redor.

Continua depois da publicidade

Busca por status e poder

Segundo estudos de psicologia, o narcisista valoriza exageradamente símbolos de status social, seja no trabalho, nas redes sociais ou em sua vida pessoal, buscando sempre aparentar sucesso.

Leia também

Três tipos de pessoas devem ser evitadas na sua vida, alerta especialista

O remédio que você toma para dormir pode ter relação com o Alzheimer

Antes da perda de memória: sintomas precoces de Alzheimer podem aparecer aos 40 anos

Alzheimer: Cientistas brasileiros descobrem nova substância que pode restaurar memória