Caso não sejam incorporados às equipes de resgate de Brumadinho até quinta-feira (31), os bombeiros voluntários de Santa Catarina devem voltar para casa. Eles foram para Minas Gerais para trabalhar no socorro e resgate às vítimas do rompimento da barragem da mineradora Vale ocorrido na última sexta-feira (25).

Continua depois da publicidade

A equipe formada por 28 bombeiros está no local da tragédia desde domingo (27) e não havia sido autorizada a compor as forças de busca até o início da manhã desta terça-feira (29).

A assessoria da Missão Minas Gerais informou que até o fim desta manhã não havia conseguido contato com a equipe para saber se houve aceitação.

Esses bombeiros saíram de SC para atuar durante 10 dias em Brumadinho, mas como a Defesa Civil tem exigido experiência comprovada em resgate com lama, esta incorporação ainda não havia sido autorizada.

– A área é de risco e estamos esperando o comando entender que a área está mais segura pra que a gente possa entrar lá e ajudar nas buscas. Somos solidários ao Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, estamos aguardando a orientação do posto de comando – explicou o comandante da Missão Evandro Ginotti.

Continua depois da publicidade

Estrutura

Os bombeiros voluntários que compõe essa equipe são das corporações de Indaial, Presidente Getúlio, Ibirama, Ilhota, São João do Itaperiú, Itaiópolis e Balneário Barra do Sul.

Com eles foram deslocados seis veículos de emergência. Na sexta, nove militares catarinenses se deslocaram para Minas Gerais.

O objetivo é trabalhar em cooperação com a Associação de Bombeiros e Equipes de Resgate Voluntários do Estado de Minas Gerais, Defesa Civil e demais órgãos de segurança nacional e estadual.

Apreensão

Criado em Brumadinho, o motorista Alexandre de Arruda, de 34 anos mora em Florianópolis há 15 anos. Ainda com parentes na cidade, ele tem um amigo na lista dos desaparecidos.

Continua depois da publicidade

– Acho que o número de desaparecidos deve ser ainda maior do que o divulgado, porque meu amigo demorou três dias para ser incluído na lista – declarou.