O esforço diário para ser bom aluno foi recompensado por meio do projeto de inclusão digital da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul. Ontem, foram entregues computadores reformados para dez estudantes que são destaques em suas turmas.

Continua depois da publicidade

Segundo o coordenador do projeto, Ronaldo Maciel Coser, computadores e peças que seriam descartados acabam sendo doados pela comunidade para o projeto. A SDR, com a ajuda de parceiros – entidades públicas e privadas -, recupera e monta novos computadores para repassar a estudantes selecionados do ensino médio da rede estadual de ensino.

– Os estudantes têm de seguir pré-requisitos, como estar cursando o ensino médio, ter média e não ter computador em casa. Desde 2008, o programa já beneficiou 315 alunos. É uma ideia que surgiu por percebermos a necessidade na comunidade – explica o coordenador do projeto.

Informações para manutenção

Durante a entrega, Coser explicou para os alunos como utilizar o computador. Também foram repassadas informações sobre sobre a manutenção oferecida pela SDR.

Continua depois da publicidade

Daiane da Cunha Briesemeister e Estefane Taiany Lorenzetti, estudantes da Escola de Educação Básica de São Pedro, receberam as orientações com sorrisos nos rostos. Para elas, foi um momento de muita alegria e realização, pois são as melhores alunas selecionadas, com a média 9,1.

– Somos colegas e nos dedicamos bastante aos estudos. Na nossa turma, apenas cinco não têm computadores. Agora, vamos poder ajudá-los a fazer os trabalhos e pesquisas como também fomos ajudadas – conta Daiane.

As doações de computadores ou peças devem ser feitas pessoalmente na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Jaraguá do Sul. Outros pontos de coleta são a Uniasselvi (Guaramirim) e o Senai (Jaraguá do Sul). Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3273-0800 (SDR) e 3373-9800 (Uniasselvi).