A 32ª edição da Schützenfest, tradicional festa de Jaraguá do Sul, começa nesta quinta-feira (10). O evento será realizado no Parque Municipal de Eventos e contará com com dois pavilhões, incluindo 16 camarotes. A expectativa da organização é reunir, até o dia 20, 125 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Para o presidente da comissão central organizadora, Alcides Pavanello, as expectativas são as melhores possíveis, principalmente após a festa ser cancelada por dois anos seguidos devido a pandemia da Covid-19.
— Está no coração das pessoas de Jaraguá do Sul e região. Todos estão ansiosos pelo retorno, o que aumenta ainda mais as nossas responsabilidades, no sentido de fazer uma festa que possa estar ao gosto de todos — conta.
Funcionários são detidos por fumar maconha dentro de empresa em Jaraguá do Sul
Continua depois da publicidade
Neste ano, a Schützenfest terá novidades. Entre os destaques estão uma nova praça de alimentação, construída em 2021 e que deve aumentar o conforto, agilidade e higiene. Além disso, a organização ampliou o espaço kids, proporcionando segurança para as crianças.
De acordo com Pavanello, a expectativa desta edição é reunir entre 120 mil e 125 mil pessoas durante os 11 dias de evento.
Além da prática de tiro esportivo, a festa oferece comidas típicas, com mais de 40 pratos, apresentações de 30 bandas e 60 bailes, e bancas de chopp.
Os valores dos ingressos variam entre R$ 10 e R$ 20, dependendo do dia de evento. Há noites, por exemplo, com entrada livre e com portaria liberada até as 18h. Visitantes trajados tipicamente também terão entrada grátis, assim como os membros das sociedades com traje oficial, policiais e bombeiros fardados.
Continua depois da publicidade
Ainda conforme a organização, há o benefício da meia-entrada, de acordo com a legislação. Crianças até os dez anos também não pagam ingresso à Schützenfest.
Mudanças no trânsito
Por causa do evento, a prefeitura de Jaraguá do Sul adotará algumas alterações no trânsito da Rua Walter Marquardt. Nos horários de festa e nos domingos de desfile, haverá desvios nas imediações do Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.
Taxistas e motoristas de veículos por aplicativos terão espaço reservado para o desembarque e embarque de passageiros.
Na quinta-feira, estes veículos terão espaço liberado na rua Izidoro Pedri. A partir de sexta-feira, o espaço estará reservado na rua Walter Marquardt, em frente ao Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe.
Continua depois da publicidade
Confira todas as mudanças:
Quinta-feira: sem alterações no trânsito, com fluxo normal em ambos os sentidos da Rua Walter Marquardt.
Segunda a sexta-feira: a rua Walter Marquardt será fechada a partir das 18h, no sentido bairro/Centro, em frente ao Parque de Eventos. O trânsito será desviado para a rua Adolfo Puttjer e seguirá em direção à rua Frederico Curt Vasel. Já no sentido Centro/bairro, o fluxo será normal.
Sábados: a rua Walter Marquardt será fechada a partir das 13h, no sentido bairro/Centro, em frente ao Parque de Eventos. O trânsito será desviado para a rua Adolfo Puttjer e seguirá em direção à rua Frederico Curt Vasel. No sentido Centro/bairro, o fluxo será normal.
Domingos: a rua Walter Marquardt será totalmente bloqueada para o desfile a partir das 9h. Após, a via volta a ser liberada no sentido Centro/bairro. No sentido bairro/Centro, voltam a ser adotados os desvios pela rua Adolfo Puttjer em direção à rua Frederico Curt Vasel.
Continua depois da publicidade
Leia também
Com antigo ídolo e equipe profissional, JEC apresenta novos diretores para 2023-24
Prefeitura de Joinville faz consulta sobre nova via em área de campus
NSC TV lança campanha da 9ª edição da Árvore do Bem em Joinville; saiba como doar