Atletas da canoagem de todo o Brasil se encontram em Schroeder, no Norte de SC, neste domingo para a Copa Brasil de Canoagem Descida, com etapas do campeonato catarinense e nacional da modalidade. A organização já computou 60 inscritos – com 25 atletas da região de Jaraguá do Sul, mas a maioria dos atletas participa da competição em mais de uma categoria. É o caso de Denis Cardozo e Thiago Madoenho, que fazem dupla na C2 e depois correm de caiaque pela categoria turismo.
Continua depois da publicidade
Neste sábado, Fabiano Welter e Cristiane Aldrovandi caíram na água para fazer o reconhecimento do percurso. Ela vai remar pela primeira vez, acompanhando o marido. Outro casal que participa da competição, Cyntia Tetto e Gilson Chruchelski esperam que o nível do rio Bracinho suba um pouco no domingo, para aumentar a adrenalina da descida.
A etapa em Schroeder garante vaga no Mundial, mas há atletas inscritos apenas para as categorias C2, K1 Máster e K1 Junior. Esta é a última prova nacional do ano, por isso os organizadores acreditam que haverá muitas inscrições no dia da prova.
– Preparamos algumas surpresas e brincadeiras para atletas e para o público. Enquanto ocorre a apuração, vamos fazer uma descida de ré e também disputa de rolamento na água, para ver quem consegue fazer mais giros de 360 graus por minuto – convida Adilson Pommerening, um dos organizadores da prova e favorito para a vaga no Mundial, com Marcos Zanghelini.
O público poderá assistir a descida em dois pontos estratégicos. A primeira parada é na chamada ponte da rota das cachoeiras, perto do portão de acesso à Usina do Bracinho, da Celesc. A ponte do Garcia, próximo a entrada do bairro Itouvapa-açu também oferece uma boa visibilidade para quem quiser acompanhar a descida.
Continua depois da publicidade
Confira o vídeo: