Santa Catarina voltou a ter mais de 4 mil casos ativos de Covid-19 após três meses. De acordo com dados do Painel do Coronavírus do NSC Total, nesta quinta-feira (17), o Estado acumula 4.410 casos — a última vez que registrou esse patamar foi em 21 de agosto deste ano, quando eram 4.593.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Além disso, entre segunda (14) e quinta-feira (17), houve aumento de 38% no número de pacientes em tratamento do vírus: passou de 3.181 para 4.410.

SC volta a recomendar uso de máscaras após alta de casos da Covid-19

A cidade com o maior número de casos é Joinville, no Norte do Estado. De acordo com o Painel, só nesta quinta-feira, 724 pessoas ainda estavam infectadas com a doença. Em seguida vêm Florianópolis, com 699, e Blumenau, com 519.

Continua depois da publicidade

O avanço da doença em Santa Catarina é registrado desde o início do mês. No dia 1º de novembro, por exemplo, eram 1.809, um aumento de 143% em 17 dias.

O aumento fez com que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) voltasse a recomendar o uso de máscaras. O comunicado foi feito em uma nota técnica, divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) em 9 de novembro. O texto cita o risco de aumento nos casos de síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) nas próximas semanas. 

Conforme a nota, o uso de máscara é “fortemente” recomendado para pessoas com sintomas respiratórios, que tiveram contato com outras pessoas; pessoas acima dos 60 anos, transplantados, renais crônicos e imunossuprimidas; profissionais de saúde e envolvidos na assistência de áreas restritas, no atendimento de urgência e emergência, bem como para os visitantes e acompanhantes.

Já para a população em geral, a recomendação é moderada para uso em ambientes fechados, com aglomeração e sem circulação de ar.

Continua depois da publicidade

A recomendação para o uso de máscaras também foi feita pelo Ministério da Saúde, em uma nota publicada no último fim de semana. No documento, a pasta reforça, ainda, a higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão, e destaca que as medidas devem ser seguidas, principalmente “por indivíduos com fatores de risco para complicações da Covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades)”.

Desde o início da pandemia, Santa Catarina já confirmou 1.891.776 casos. Já em relação as mortes, são 22.430 óbitos.

Leia também:

Desigualdade patrimonial entre negros e brancos em SC é a maior do país

Mortes por câncer de próstata na região Sul estão acima da média nacional