Santa Catarina voltou a ter a maioria das regiões com risco potencial alto (cor amarela) para a Covid-19, conforme a Matriz de Risco atualizada, divulgada neste sábado (15) pelo governo do Estado. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Entre as 17 divisões do mapa catarinense, 15 regiões aparecem em amarelo. São elas: Grande Florianópolis, Carbonífera, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê. 

As regiões do Vale do Itapocu e Alto Uruguai Catarinense são consideradas em nível moderado para a doença. 

Matriz de risco 15/01
Mapa atualizado foi divulgado neste sábado (Foto: Governo de Santa Catarina, Divulgação)

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o aumento de casos ativos de Covid-19 foi o principal responsável pelas mudanças na matriz de risco potencial. 

Continua depois da publicidade

O governo divulgou que nesta sexta-feira (14) havia 45.915 casos ativos da doença em Santa Catarina. Na sexta-feira, dia 7 de janeiro, o Estado registrava 14.884 casos ativos, ou seja, em uma semana houve um aumento de 208% no número de pessoas com a doença em Santa Catarina.  

Tramissão da covid-19 - 15/01
Com relação à trasmissão da doença, 15 regiões estão em nível gravíssimo (Foto: Governo de Santa Catarina, Divulgação)

> É falso que comprovante de vacina contra Covid será exigido na matrícula de escolas em SC

Internações 

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o aumento no número de casos ativos não causou grande impacto nos índices de internação e mortalidade por Covid-19. 

De acordo com o boletim divulgado neste sábado, a taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto em Santa Catarina está em 64,6%. A região com a maior taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva é a do Grande Oeste, com 86,6% dos leitos ocupados. Já a região que têm a menor taxa de ocupação de UTIs é a do Vale do Itajaí, com 59,4% de ocupação. 

Continua depois da publicidade

Leia também

Duas crianças e um jovem morrem após grave acidente em Joinville

SC teve oito mortes de crianças entre 5 e 11 anos antes de vacinação da faixa etária contra Covid

Doações de sangue diminuem 35% em SC e Hemosc faz alerta