Com atletas em todas as finais e vencendo quatro das seis categorias em disputa, Santa Catarina conquistou o título de melhor equipe da etapa do Circuito Brasileiro Amador de Surfe realizada pelo sexto ano seguido na Praia da Joaquina, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
A festa catarinense no domingo, dia 1º de junho, começou com a vitória de Alejo Muniz na decisão da categoria Iniciante, continuou com Marina Werneck mantendo 100% de aproveitamento na Feminino Júnior, com Fernanda Moura vencendo a Feminino Open e terminou com Marcelo Coutinho faturando o título na Open, última final do domingo de ondas de meio metro de altura.
Os únicos que conseguiram quebrar a hegemonia dos donos-da-casa foram o paulista Júnior Faria, campeão na Mirim, e o cearense radicado no Rio de Janeiro, Pablo Paulino, vencedor na Júnior e recordista de vitórias em baterias no 2º Onbongo Brasileiro de Surf.
Além de ampliar a vantagem na liderança do ranking de equipes, os surfistas de Santa Catarina ainda continuaram na frente em quatro das seis categorias do Circuito de 2003, que continua no próximo final de semana em Tramandaí. No ranking geral, Santa Catarina soma 2900 pontos. Na seqüência, vêm São Paulo, com 2529, e Rio de Janeiro, com 2529 pontos.
– Isso tudo é fruto de um trabalho sério que desenvolvemos há seis anos e que agora está sendo recompensado. Pela primeira vez, saímos do Nordeste liderando o ranking brasileiro de equipes e hoje conquistamos um título inédito que perseguimos durante esses longos seis anos – destacou o presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Xandi Fontes.
Continua depois da publicidade
– Esse grito de campeão estava engasgado na nossa garganta e agora mais do que nunca vamos buscar o segundo título brasileiro para Santa Catarina – vibrou o técnico da equipe catarinense, Otoney Xavier.