Santa Catarina está repleta de turistas estrangeiros. É o que mostram os números do Ministério do Turismo e um passeio pelas praias de Florianópolis durante a temporada de verão. O Estado registrou um crescimento de 71,7% no número de turistas internacionais em 2024 em comparação com o ano anterior, segundo dados consolidados divulgados pelo ministério em parceria com a Embratur e a Polícia Federal (PF).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Foram mais de 495 mil turistas internacionais ao longo de 2024, sendo que somente no mês de dezembro Santa Catarina recebeu 39 mil estrangeiros, um salto de 57,26% se comparado o mesmo período do ano anterior.

— Esse aumento significativo é reflexo do esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e a Embratur para promover os destinos catarinenses no exterior. O estado tem se consolidado como um destino de experiências, onde a diversidade cultural, a gastronomia e a natureza se destacam. Nossa meta é continuar atraente, para que mais turistas de todo o mundo venham conhecer as belezas desse estado — destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A capital Florianópolis é destino já conhecido dos turistas estrangeiros, e tem ganhado cada vez mais destaque. Ainda, outras cidades como Joinville, Blumenau, Garopaba e Penha têm ganho espaço, com atrativos como praias, cachoeiras e parques.

Continua depois da publicidade

Eventos estaduais, como a Oktoberfest, em Blumenau, e a Marejada de Itajaí, também atraem turistas para a região. Os números mostram que Santa Catarina segue a tendência nacional de aumento na presença de turistas de fora do país.

Turistas estrangeiros no país

Ao longo de 2024, o Brasil registrou a entrada de mais de 6,657 milhões de turistas internacionais. As principais portas de entrada foram São Paulo (2.207.015), Rio de Janeiro (1.513.235), Paraná (894.536) e Rio Grande do Sul (879.412).

Assim como Santa Catarina, outros estados tiveram aumentos expressivos no número de turistas vindos de fora do país. É o caso de Roraima (97%), Bahia (52,8%) e o Pará (47,4%), que receberá a COP30 no final do ano.

Os principais visitantes estrangeiros continuam sendo os “hermanos”. Mais de 1,9 milhão de argentinos desembarcaram no país neste ano. Em seguida aparece os Estados Unidos, com 696 mil turistas, e o Chile, com 651 mil. Somados, os vizinhos Paraguai e Uruguai tiveram mais de 833 mil visitantes.

Continua depois da publicidade

O Ministério do Turismo destaca ações para atrair a vinda de um maior número de visitantes estrangeiros, como a promoção dos destinos brasileiros em eventos internacionais e a divulgação da “Marca Brasil”.

O Governo Federal prevê ainda editais regionalizados do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) com R$ 63,6 milhões em investimentos para a atração de novos voos em rotas nacionais.

O ano de 2024 também contará com grandes eventos, como a Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, e a reunião do BRICS, em Brasília, que devem atrair visitantes de diversos países.

Leia também

A praia de Florianópolis “invadida” por chilenos

SC está no top 5 entre estados mais procurados como destino de verão no Brasil; veja ranking