O governo do Estado e o Detran/SC lançam nesta terça-feira (26) o Registro Nacional de Veículos em Estoque (Renave) em Santa Catarina. O Estado vai ser o primeiro do Brasil a ter o sistema digital de transferência de veículos novos e usados. A ferramenta vai entrar em SC através de um projeto piloto do Estado com o Denatran.

Continua depois da publicidade

O Renave é um sistema que foi aprovado nacionalmente em 2017 e deve trazer mais segurança e economia no controle de processos de compra e venda de veículos novos e usados através de concessionárias ou revendedoras. O sistema informatizado vai manter o registro de entrada e saída dos veículos das lojas e, na prática, toda a comunicação de compra e venda que atualmente é feita no papel passará a ser digital.

A expectativa do governo com o Renave é de reduzir custos e também desburocratizar alguns processos, especialmente na revenda de carros usados. O cadastro vai agilizar, por exemplo, a situação de quando uma pessoa vendo um carro para uma loja e também no ato seguinte, quando esse veículo é comprado por outro consumidor.

As concessionárias e revendas de veículos em Santa Catarina terão até o dia 20 de fevereiro de 2020 para aderirem ao Renave.

Continua depois da publicidade