O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda (2) um alerta para o início de uma nova onda de calor no Brasil. De acordo com a Epagri, Santa Catarina verá as temperaturas aumentarem nos próximos dias, mas não deve ser tão atingida quanto outros estados.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nesta semana, o Estado deve ter temperaturas elevadas durante as tardes, mas amenas na madrugada e amanhecer. As máximas podem chegar a 33,3°C no Extremo Oeste, na terça (3). Na quarta (4), o calor se intensifica, principalmente na região Oeste. Já na quinta (5), a passagem de uma frente fria irá baixar as temperaturas.
Por outro lado, o Estado terá tempo seco nos próximos dias. O Inmet emitiu um alerta de perigo potencial para a baixa umidade relativa do ar, entre esta segunda e a próxima quarta. Segundo a Epagri, a massa de ar seco, associada ao solo seco e a altas temperaturas favorece a ocorrência de queimadas.
SC envia bombeiros para ajudar no combate a incêndios no Pantanal
Continua depois da publicidade
Onda de calor no Brasil
A onda de calor no Brasil, conforme o Inmet, deve levar as temperaturas a cerca de 5°C acima da média em partes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. O alerta amarelo de perigo potencial é válido a partir do meio-dia de terça-feira até às 18h de quinta-feira.
Segundo o Inmet, são previstas temperaturas máximas acima dos 35°C por vários dias consecutivos. Em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Paraná há possibilidade de temperaturas acima de 40°C.
O que configura uma onda de calor?
Meteorologistas costumam considerar que as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais para se configurar como uma onda de calor.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê como onda de calor o aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, independente de quantos dias de duração.
Continua depois da publicidade
Leia também
Cientistas alertam sobre descoberta de mais de 1,7 mil vírus nas profundezas de geleira
SC tem 79% das praias aptas para banho de mar em agosto, aponta relatório