Santa Catarina decidiu manter a reserva de vacinas para segunda dose contra a Covid-19, mesmo após a nova orientação do Ministério da Saúde para Estados e municípios utilizarem essas doses para imunizar quem ainda não recebeu a primeira dose.
Continua depois da publicidade
> Monitor da vacina: acompanhe os dados de imunização em SC
A informação foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Segundo informação do portal G1 SC, no Estado a orientação ainda é manter a reserva e distribuiras vacinas à medida que os municípios imunizarem a população dos grupos prioritários. O Estado não deu detalhes de porque decidiu manter essa logística mesmo com a nova permissão do governo federal.
O Ministério da Saúde autorizou na última semana Estados e municípios a utilizarem todas as novas doses de vacina recebidas. Isso ocorre porque, segundo o governo federal, a chegada de novas remessas já conta com cronograma de entrega por parte dos laboratórios e agora deve avançar. Dessa forma, não seria mais necessário guardar metade das vacinas para a segunda dose. Santa Catarina segue os públicos preferenciais definidos no Plano Estadual de Imunização.
Em Florianópolis, a vacinação de profissionais de saúde com a da primeira dose da vacina contra Covid-19 foi suspensa pela prefeitura na sexta-feira (19). A retomada depende do envio de novas remessas.
Continua depois da publicidade
Alerta em SC: Moisés e prefeitos vão discutir medidas contra o coronavírus
SC tem 53 mil vacinas reservadas para segunda dose
Santa Catarina tem atualmente estoque disponível de 53,3 mil doses para a segunda aplicação. Os imunizantes estão armazenados na Central Estadual. Elas fazem parte dos lotes recebidos em 25 de janeiro e 7 de fevereiro. As demais recebidas já foram repassadas aos municípios.
O Ministério da Saúde informou que nesta terça-feira (23) o Estado deve receber mais doses da vacina contra a Covid-19, com estimativa de que sejam enviadas 10 mil doses.
> Receba notícias de Santa Catarina no Whatsapp
Santa Catarina havia aplicado até a última sexta-feira (19) 192.710 doses da vacina contra o coronavírus desde o início da vacinação no estado, em 18 de janeiro. Desse total, 150.761 correspondem à primeira dose e 41.949, à segunda. Os números são da Dive-SC.
Os grupos prioritários que já começaram a ser vacinados em SC são trabalhadores da saúde, idosos em asilos, pessoas com deficiência que morem em instituições, indígenas e idosos de 90 anos ou mais e de 85 e 89 anos.
Continua depois da publicidade
> Anac investiga pouso frustrado de helicóptero com marca da Havan em píer de SC
Leia também
> Voo com 2 milhões de doses de vacina contra Covid-19 decola da Índia para Brasil