Em quase duas semanas de campanha, Santa Catarina vacinou 2,15% das crianças entre 5 e 11 anos, segundo dados do Ministério da Saúde desta quarta-feira (26). Ao todo, foram 13.843 pessoas, dentro dessa faixa etária, que receberam ao menos a primeira dose.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
As primeiras doses pediátricas chegaram ao Estado no dia 14 de janeiro. Na ocasião, foram distribuídas, aos 295 municípios catarinenses, 39.800 doses, de forma proporcional, levando em conta a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2020.
Apesar disso, até o momento, o Estado não possui dados oficiais sobre a quantidade de vacinas aplicadas em crianças. Por meio de assessoria, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) informou que o problema na divulgação dos dados está no sistema, já que a equipe está com dificuldade de integrar as informações. Ainda não há previsão de quando ele será resolvido.
O Diario Catarinense, no entanto, entrou em contato com as prefeituras das cinco maiores cidades de Santa Catarina para saber como anda a vacinação das crianças:
Continua depois da publicidade
Criciúma
Em Criciúma, no Sul do Estado, até esta quarta-feira, 1.082 pessoas entre 5 e 11 anos receberam, ao menos, a primeira dose da vacina contra a Covid. O número representa 5,84% da população do município nessa faixa etária, que é de 18.500.
Joinville
Até esta quarta-feira foram 1.151 crianças vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 em Joinville, no Norte do Estado. Por meio de assessoria, a prefeitura informou que não há dados sobre o quanto esse número representa do total da população, “uma vez que os dados do IBGE estão desatualizados.
Lages
Na Serra catarinense, em Lages, foram aplicadas 1.754 doses da vacina contra a Covid-19 em crianças até terça-feira (25). O número, segundo a prefeitura, representa 12% da população total na cidade entre 5 e 11 anos, que é de cerca de 15 mil.
Blumenau
Em Blumenau, até esta quarta-feira (26), foram vacinadas mais de 1,2 mil crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19. O número representa 4,1% das 30 mil pessoas nesta faixa etária que vivem no município.
Continua depois da publicidade
Nesta quarta, a prefeitura reabriu o agendamento para a vacinação de crianças, que ocorre até o dia 1º de fevereiro. Para reservar um horário, a pessoa deve acessar o site do Vacina Blumenau ou pelo Alô Saúde no telefone 156, das 17h às 20h. As doses estão sendo aplicadas na Policlínica Lindolf Bell.
Florianópolis
Dados do Vacinômetro, da prefeitura de Florianópolis, apontam que até esta quarta-feira, 6.623 crianças receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número representa 17,7% do total da população com essa faixa etária que vive no município, que atualmente é de 38.358.
> Covid-19 lidera ranking de principais causas de morte no Brasil, segundo cartórios
SC quer acelerar vacinação nas crianças
Na quarta-feira (26), Santa Catarina recebeu uma nova remessa de vacinas destinadas para imunização de crianças entre 5 e 11 anos. Ao todo, foram 71.760 doses da Coronavac – primeira e segunda dose – e 57.700 doses da Pfizer – para primeira dose.
Como trouxe o colunista do NSC Total, Raphael Faraco, a ideia é que, com as novas doses, aumente a cobertura vacinal das crianças para que, consequentemente, elas fiquem mais protegidas.
Continua depois da publicidade
Segundo a Dive, a distribuição aos municípios acontecerá entre quarta e quinta-feira (27).
Veja quantas doses cada cidade recebeu:
Leia também:
Após nove meses de queda, SC volta a ter aumento nas mortes por Covid
Após portaria da Saúde, SC vai alterar regras para afastamento do trabalho
Positivada para Covid-19, criança de 3 anos morre em Içara, no Sul de SC