Santa Catarina vacinou só 41% do público-alvo contra a gripe em mais de 40 dias de campanha de imunização da Influenza. Conforme o painel do Ministério da Saúde nesta terça-feira (23), foram aplicadas cerca de 1,1 milhão de doses desde 10 de abril, quando a movimentação nacional pela imunização começou. O Estado está em 12º lugar no ranking de cobertura vacinal no país.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Longe dos 90% da meta de cobertura, o Estado ainda não alcançou nem metade das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários na campanha de imunização. Até o momento, os idosos são os que mais se imunizaram. Cerca de 51% do grupo tomou a vacina até esta terça (23).
Na sequência estão os trabalhadores da saúde, com 44% de cobertura vacinal, e as puérperas, com 38%. O grupo dos povos indígenas conta com 33% das pessoas vacinadas, sendo que 66% das que vivem em terras indígenas foram imunizadas e apenas 1% das que moram fora do território demarcado receberam a dose.
SC pretende abrir mais 63 leitos de UTI para conter lotação em hospitais, diz secretária
Continua depois da publicidade
As crianças estão entre o grupo dos menos vacinados, com só 25% de cobertura vacinal entre mais de 530 mil catarinenses na faixa etária para vacinação. Já os professores registram um percentual ainda mais baixo, de 21%.
O cenário de imunização muito menor do que o ideal contribuiu para a publicação de uma nota de alerta da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) no dia 11 de maio, um mês depois do início da campanha contra a gripe. Santa Catarina havia registrado, até então, 245 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza, especialmente em crianças e pessoas com mais de 60 anos de idade. Neste ano, a gripe já causou 12 mortes.
Internações por gripe crescem 56% em hospitais de SC em 2023, alerta Saúde
“A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”, reforçou o documento.
Cobertura vacinal mais baixa na Capital
A cobertura vacinal consegue ser ainda mais baixa em Florianópolis, conforme o painel da Vigilância Epidemiológica do município. Cerca de 27% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários receberam alguma dose da vacina da gripe.
Continua depois da publicidade
Florianópolis libera vacina da gripe a público geral; veja onde tomar
As crianças de 2 a 5 anos e as puérperas são o público-alvo menos vacinado, com 11%. Já bebês de seis meses a 2 anos contam com 17% da população imunizada, e as gestantes que receberam a vacina somam 16% do grupo.
Números do Brasil
No país, 37% dos grupos com prioridade na campanha de vacinação contra a gripe receberam alguma dose do imunizante. No total, foram mais de 29 milhões de doses aplicadas para as 81 milhões de pessoas fazem parte do público-alvo.
Santa Catarina está em 12º lugar no ranking dos estados que mais imunizaram desde o início da campanha. O estado mais próximo da meta é a Paraíba, com 61% da população com prioridade vacinada. E o Acre, com 15%, é a unidade da federação com a pior cobertura vacinal.
Leia também
Apenas 4% dos adultos foram vacinados com a dose bivalente em Santa Catarina
Após 34 anos sem casos de poliomielite, baixo índice de vacinação, alerta governo