A segunda parte do maior lote de vacinas contra a Covid-19 recebido por Santa Catarina será encaminhada aos municípios nesta sexta-feira (19). O objetivo é promover um grande mutirão de vacinação em idosos com mais de 75 anos ao longo do fim de semana aplicando a primeira dose da CoronaVac. 

Continua depois da publicidade

> Clique aqui e receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Ao todo foram recebidas 147 mil doses. Metade delas foi distribuida na quarta-feira (17) as cidades e as outras 73.700 estão armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio. A outra metade já havia sido encaminhada entre quarta e quinta-feira (18). 

O armazenamento é uma recomendação do Ministério da Saúde para a garantia da segunda aplicação a população imunizada coma primeira dose. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) explicou que a mudança acontece porque há uma previsão de que o Estado receba uma nova remessa de doses no fim de semana.

A nova estratégia de intensificação da vacinação foi definida após reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) na quinta-feira (18). O objetivo é vacinar o maior número de pessoas possível.

Continua depois da publicidade

A distribuição será iniciada na manhã desta sexta e, assim como nas outras vezes, será realizada via terrestre e aérea. O avião do Corpo de Bombeiros Militar decola de Florianópolis com as doses das centrais regionais de Lages, Joaçaba, Videira, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Concórdia.

> Mulher intubada após dar luz trigêmeos se recupera da Covid-19 em SC

Um caminhão da Dive segue com as doses de Rio do Sul e, no mesmo horário, as centrais regionais de Joinville, Grande Florianópolis, Criciúma, Blumenau e Itajaí fazem a retirada na própria central estadual.

A regional de Criciúma ficará responsável pelas doses das centrais de Araranguá e Tubarão e a regional de Joinville pelas de Jaraguá do Sul e Mafra. Todos os veículos serão escoltados pela Polícia Militar.

Leia mais:

Governadores do Sul do país decidem unificar gestão da pandemia do coronavírus

Criciúma decreta lockdown voluntário e sem remuneração para servidores da prefeitura

Sequestro de irmãos de 7 e 12 anos em Xanxerê é investigado pela Polícia Civil