Santa Catarina ultrapassou a marca de uma centena de casos de varíola dos macacos nesta quinta-feira (1º). De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), 102 pessoas já foram diagnosticadas com o vírus Monkeypox no Estado, sendo três positivos nas últimas 24 horas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Outros 336 casos suspeitos de infecção ainda estão sob investigação das equipes de saúde. Das 686 notificações à Secretaria de Estado da Saúde (SES), 235 casos foram descartados e 13 são considerados prováveis, com análise laboratorial não realizada ou inconclusiva.
Os diagnósticos de varíola dos macacos cresceram 41,6% em apenas uma semana. Na quinta-feira passada (25), Santa Catarina contava com 72 casos confirmados e 493 notificados.
De acordo com o diretor da Dive, João Fuck, o aumento das notificações era esperado, visto que a doença é transmissível pelo contato da pessoa infectada com outras.
Continua depois da publicidade
Apesar disso, a taxa de infecção entre os casos notificados está estável nas últimas semanas. Cerca de 15% dos casos notificados foram confirmados por exames laboratoriais.
— A gente avalia a situação epidemiológica com cautela. Claro que a gente se preocupa com os números em Santa Catarina e no Brasil. Por isso, temos passado orientações para evitar uma alta na transmissão — afirmou o diretor.
Prefeitura admite erro em liberar paciente com varíola dos macacos em Florianópolis
A Dive recomenda que qualquer pessoa com suspeita da doença busque um serviço de saúde para avaliação. E que os cuidados popularizados pela pandemia da Covid-19, como distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos, sejam mantidos.
Segundo a nota técnica da SES sobre a vigilância de casos de Monkeypox, publicada no começo de agosto, o período de transmissão do vírus se encerra quando as crostas das lesões desaparecem.
Continua depois da publicidade
Sintomas da varíola dos macacos
A varíola dos macacos geralmente dura de duas a quatro semanas e os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção. A doença é parente da varíola, doença que foi erradicada em 1980, mas menos transmissível e mortal.
Apesar da nomeclatura, a doença não tem relação com animais. Os casos recentes registrados no Brasil e no exterior foram de transmissão entre humanos.
Veja os principais sintomas:
- erupções cutâneas
- febre
- dores de cabeça
- dores musculares
- dores nas costas
- dores de garganta
- calafrios
- exaustão
- linfonodos inchados
Saiba mais sobre a varíola dos macacos no vídeo:
Leia também
Como é feito e para que serve o Censo 2022 do IBGE
Continua depois da publicidade
Florianópolis tem o 4º maior aumento do país no preço dos imóveis em agosto