O Procon de Santa Catarina realizou 59.282 atendimentos, entre reclamações, denúncias e consultas entre os meses de janeiro e agosto deste ano. A principal queixa foi de oferta não cumprida ou publicidade enganosa, classificada também como serviço não fornecido ou venda enganosa, que teve 1.478 reclamações.

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Na seguida, aparece a não entrega ou demora na entrega do produto, com 982 reclamações. A cobrança indevida/abusiva para alterar ou cancelar contrato vem na sequência, com 905 reclamações.

Veja o ranking de principais reclamações de 2024

  1. Oferta não cumprida/serviço não fornecido/venda enganosa/publicidade enganosa: 1.478
  2. Não entrega/demora na entrega do produto: 982
  3. Cobrança indevida/abusiva para alterar ou cancelar contrato: 905
  4. Dificuldade/atraso na devolução de valores pagos/reembolso/retenção de valores: 708
  5. Cobrança de tarifas, taxas e valores não previstos/não informados: 644
  6. Cobrança por serviço/produto não contratado/não reconhecido/não solicitado: 575
  7. SAC – Demanda não resolvida/não respondida/respondida após o prazo: 569
  8. Produto danificado/não funciona – Dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia: 515
  9. Não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço: 386
  10. Dificuldade de contato/demora no atendimento: 330
  11. Produto danificado/não funciona – Falta de assistência técnica/falta de informações sobre assistência: 284
  12. Renegociação/parcelamento de dívida: 240
  13. Cobrança em duplicidade/Cobrança referente a pagamento já efetuado: 176
  14. Produto entregue incompleto/diferente do pedido: 171

Como fazer denúncias e reclamações

Se o consumidor passar por alguma das situações acima, é possível acionar o Procon. As reclamações e denúncias podem ser feitas pelo site ou de forma presencial, no Centro de Florianópolis.

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O número de telefone do Zap Denúncia (48) 3665-9057 pode ser usado para envio de denúncias pelo WhatsApp. O Procon destaca que esse meio é usado somente para denúncias, enquanto que reclamações podem ser feitas no site ou presencialmente. O número 151 também é disponibilizado para dúvidas e orientações.

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