O Procon de Santa Catarina realizou 59.282 atendimentos, entre reclamações, denúncias e consultas entre os meses de janeiro e agosto deste ano. A principal queixa foi de oferta não cumprida ou publicidade enganosa, classificada também como serviço não fornecido ou venda enganosa, que teve 1.478 reclamações.
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Na seguida, aparece a não entrega ou demora na entrega do produto, com 982 reclamações. A cobrança indevida/abusiva para alterar ou cancelar contrato vem na sequência, com 905 reclamações.
Veja o ranking de principais reclamações de 2024
- Oferta não cumprida/serviço não fornecido/venda enganosa/publicidade enganosa: 1.478
- Não entrega/demora na entrega do produto: 982
- Cobrança indevida/abusiva para alterar ou cancelar contrato: 905
- Dificuldade/atraso na devolução de valores pagos/reembolso/retenção de valores: 708
- Cobrança de tarifas, taxas e valores não previstos/não informados: 644
- Cobrança por serviço/produto não contratado/não reconhecido/não solicitado: 575
- SAC – Demanda não resolvida/não respondida/respondida após o prazo: 569
- Produto danificado/não funciona – Dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia: 515
- Não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço: 386
- Dificuldade de contato/demora no atendimento: 330
- Produto danificado/não funciona – Falta de assistência técnica/falta de informações sobre assistência: 284
- Renegociação/parcelamento de dívida: 240
- Cobrança em duplicidade/Cobrança referente a pagamento já efetuado: 176
- Produto entregue incompleto/diferente do pedido: 171
Como fazer denúncias e reclamações
Se o consumidor passar por alguma das situações acima, é possível acionar o Procon. As reclamações e denúncias podem ser feitas pelo site ou de forma presencial, no Centro de Florianópolis.
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O número de telefone do Zap Denúncia (48) 3665-9057 pode ser usado para envio de denúncias pelo WhatsApp. O Procon destaca que esse meio é usado somente para denúncias, enquanto que reclamações podem ser feitas no site ou presencialmente. O número 151 também é disponibilizado para dúvidas e orientações.
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