Santa Catarina teve, em média, 16 ocorrências de furtos de veículos registradas por dia em 2024, segundo dados do Ministério da Justiça na plataforma Sinesp. Ao todo, foram 5.957 casos em território catarinense, o que representa uma queda de 16,24% em relação a 2023, quando o Estado registrou 7.122 ocorrências.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo as informações fornecidas na plataforma pelo Ministério da Justiça, a média, por mês, foi de 496 registros. Agosto foi o período em que mais ocorreram furtos, com 571 casos. Por outro lado, novembro teve uma queda de 85% nos registros em relação a outubro: foram apenas 68 casos computados.

No mês seguinte, em dezembro, o número voltou a crescer, com 542 furtos registrados no Estado. O Ministério da Justiça não divulgou os municípios que mais registraram furtos de veículos em Santa Catarina. Por fim, a plataforma também aponta que, no último ano, a taxa de ocorrências é de 92,47 furtos a cada 100 mil veículos.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, a orientação do Governo do Estado vem sendo voltada ao combate intenso contra a criminalidade e a qualificação do atendimento ao cidadão, com a criação de um planejamento estratégico para os próximos anos. Segundo o delegado, já houveram resultados positivos com a integração entre as forças de segurança.

Continua depois da publicidade

— Conseguimos uma diminuição importante no que diz respeito a crimes de furto, por exemplo. Estamos longe do ideal, estamos trabalhando cada vez mais para melhorar isso, em especial a qualidade de atendimento […]. Estamos caminhando, vagarosamente, à melhoria — diz.

Roubo de veículos

Em relação ao roubo de veículos, foram registradas 1.289 ocorrências durante todo o ano de 2024. A cada dia, em média, foram quatro casos computados.

O número representa um aumento de mais de 20% em relação ao ano anterior, que teve 1.071 registros, de acordo com os dados. A cada 100 mil veículos em Santa Catarina, 20 foram roubados em 2024.

Diferença entre furto e roubo

A diferença entre furto e roubo de veículo é feita em relação ao tipo de abordagem na hora do crime. Em caso de furto, não é utilizada violência ou grave ameaça, e acontece quando a vítima está distraída ou não está no local do crime no momento. Um exemplo é quando o veículo está estacionado sem supervisão.

Continua depois da publicidade

Já o roubo acontece quando o autor utiliza violência, como força física, ou intimida a vítima para tomar o veículo. Nesses casos, pode acontecer um assalto à mão armada, por exemplo.

Menor índice da região Sul

Segundo os dados comparativos do Ministério da Justiça, Santa Catarina é o estado da região Sul com menor número de casos de roubos e furtos de veículos, com 7.246 ocorrências no total. Confira o ranking abaixo:

  • Paraná: 13.204 casos de roubos e furtos de veículos, com 36 casos por dia em média;
  • Rio Grande do Sul: 8.917 casos de roubos e furtos de veículos, com 24 ocorrências por dia em média;
  • Santa Catarina: 7.246 casos de roubos e furtos de veículos, com 20 casos por dia.

Leia também

Grupo suspeito de furtar 100 carros de luxo é alvo de operação em SC

SC teve 11 estupros registrados por dia em 2024, mostram dados do Ministério da Justiça