Ao menos 35 incêndios em vegetação foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros no Oeste de Santa Catarina neste fim de semana. Com a estiagem que afeta o Estado e o tempo seco, as chamas se alastraram com facilidade em áreas de preservação e lavouras.
Continua depois da publicidade
> Vídeo mostra redemoinho de fumaça em incêndio no Oeste de SC
Segundo o tenente Miguel Moraes Gomes, a primeira ocorrência foi na sexta-feira (6). Somente em Xanxerê e Campo Erê, os bombeiros atenderam seis ocorrências em cada uma das cidades. Confira a lista dos incêndios registrados pelos bombeiros:
– Entre Rios: 2 incêndios
– Vargeão: 2 incêndios
Continua depois da publicidade
– Abelardo Luz: 4 incêndios
– Coronel Martins: 1 incêndios
– Ponte Serrada: 2 incêndios
– Passos Maia: incêndios
– Lajeado Grande: 1 incêndios
– Xanxerê: 6 incêndios
– Xaxim: 4 incêndios
– São Lourenço do Oeste: 2 incêndios
– Campo Erê: 6 incêndios
Ainda não há um levantamento levantamento sobre as perdas para o bioma. O Parque Nacional das Araucárias, entre Ponte Serrada e Passos Maia, foi um dos atingidos. O local abriga árvores e animais em risco de extinção.
Após dez horas de combate às chamas, o incêndio foi controlado. Todos os focos no parque foram apagados pelas equipes dos bombeiros e trabalhadores da região que ajudaram no rescaldo.
A estiagem que atinge o estado e o tempo seco ajudaram para que as chamas se propagassem com facilidade.
Em entrevista ao G1 SC, o tenente Gomes afirmou que principal causa do fogo pode estar associada a limpezas de terrenos de forma irregular.
Continua depois da publicidade
— Não foi feito levantamento das causas ainda, porém, a gente estava em risco elevado de incêndio florestal devido a estiagem, falta de chuva e ventos quentes. Então, qualquer início pode causar um incêndio grande e grave — afirmou.
Há previsão de chuva para as áreas atingidas nesta segunda-feira (9). Com isso, os bombeiros esperam que o fogo que ainda estiver aceso se apague.
*Com informações do G1 SC.
> Suínos estão sendo abastecidos com caminhões pipa em Joaçaba; situação de emergência foi decretada
>“Cenário é preocupante”, diz secretário de Agricultura sobre estiagem em SC