Santa Catarina teve ao menos 12 cidades que registraram mais de 100 milímetros de chuva acumulada em um período de 24 horas, entre o sábado (19) e o começo da madrugada de domingo (20). Os dados são do sistema de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Cavalos são salvos antes de se afogarem em córrego de Florianópolis; veja o vídeo
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O maior volume de chuva ocorreu em Florianópolis, onde foram registrados 195 milímetros no intervalo de um dia, segundo a Defesa Civil. A chuva forte e constante provocou alagamentos ao longo do sábado e deixou a cidade e todo o Litoral de SC em alerta máximo para o risco de deslizamentos de terra neste domingo, em função do solo já encharcado.
Apesar do alto volume de chuvas, a Defesa Civil de SC não informou ter registrado ocorrências graves ou pedidos de ajuda dos municípios até a manhã deste domingo.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, a prefeitura informou que 50 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil e 69 pela Guarda Municipal. Houve cinco quedas de muros, três deslizamentos e um rompimento de asfalto no bairro Vargem Grande. A Defesa Civil entregou 15 lonas para famílias com casas atingidas, segundo a prefeitura.
O município chegou a ativar um abrigo para até 20 famílias no bairro Rio Tavares, uma das localidades atingidas por alagamentos ao longo do sábado. Apesar disso, nenhuma família chegou a usar a estrutura até a manhã deste domingo. Três famílias do bairro foram acolhidas em um hotel conveniado pela prefeitura, sendo que duas retornaram para casa já na manhã deste domingo.
Outros 71 moradores de rua da Capital também foram acolhidos, na chamada Passarela da Cidadania e no hotel.
Na manhã deste domingo, a Guarda Municipal de Florianópolis informou que a SC-405, que dá acesso a regiões como Campeche, Ribeirão da Ilha e Lagoa da Conceição, seguia com trecho de alagamentos e interditados. No chamado Trevo da Seta, o trânsito também estava interditado por volta das 10h, mas devido à maré alta.
Continua depois da publicidade
Litoral de SC tem alerta para risco de deslizamentos
Outras cidades com mais de 100 milímetros de chuva
Outras cidades da Grande Florianópolis e do Litoral, onde se concentra o mau tempo desde esse sábado em SC, também registraram chuva acima de 100 milímetros em 24 horas (confira lista abaixo). Garopaba (162) e Palhoça (156) foram as que tiveram maior volume de chuva depois da Capital. A Defesa Civil de Palhoça também informou que não teve registros de desabrigados ou desalojados, embora um abrigo tenha sido aberto para o caso de necessidade.
As chuvas também provocaram estragos nas rodovias de SC, como o deslizamento que interditou parcialmente a BR-101, no trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça.

Leia também
Chuva forte e constante provoca alagamentos em cidades de SC
Chuva forte e constante provoca alagamentos em cidades de SC
SC vai receber mais de 300 mil doses da vacina contra Covid neste domingo
Lázaro, assassino em série de Goiás, deixou carta em esconderijo; veja trechos