Santa Catarina terá a primeira edição da Conferência Estadual de Altas Habilidades e Superdotação nesta quinta-feira (22), no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 3% a 5% da população mundial seja superdotada, o que corresponderia a cerca de 4 milhões de pessoas no Brasil. E o evento surgiu do desafio de identificar essa parcela da população catarinense, com sinais de superdotação ( AHSD) e com altas habilidades no cenário da educação.

Cinco especialistas estarão no debate, proposto pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Alesc. Educadores, psicólogos, gestores públicos, familiares de superdotados, simpatizantes, profissionais da saúde e da educação participarão do evento.

Santa Catarina tem 140 pessoas consideradas “super gênios”

Continua depois da publicidade

De acordo com o Censo Escolar de 2022, 26.815 alunos no Brasil foram identificados com altas habilidades ou superdotação.

Programação da conferência

Quinta-feira (22)

  • 7h30 – Credenciamento
  • 8h30- Abertura
  • 9h30 – Palestra – Desafios da Identificação das Altas Habilidades (Ministrante: Angela Magda Rodrigues Virgolim)
  • 11h30 – Momento com os participantes para tirar dúvidas sobre Altas Habilidades (Ministrante: Priscila Nunes Antunes da Luz)
  • 13h – Recredenciamento
  • 13h30 – Palestra – Superdotação: Intensidade e Sensibilidade; Desafios Familiares e Escolares (Ministrante: Vera Lucia Palmeira Pereira)
  • 16h – Mesa-Redonda: Desafios e Soluções na Implementação de Políticas Educacionais para Crianças e Adolescentes com Altas Habilidades e Superdotação – Mediadora: Priscila Nunes Antunes da Luz (Ministrantes: Angela Magda Rodrigues Virgolim, Ana Paula Pereira Hilário, Vera Lucia Palmeira Pereira e Carla Sasso Simon)
  • 17h – Encerramento

Leia também

Inscrições para Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025 começam em setembro

Luiza, Venice e Isadora: as maçãs de SC que caíram no gosto dos europeus