Temporais e chuvas volumosas devem atingir todo o estado de Santa Catarina durante esta sexta-feira (17) e até o fim de semana. A Defesa Civil alerta para acumulados de chuva de até 250 milímetros. Os temporais serão acompanhados de rajadas de vento e raios. Nessas condições, o risco é alto para alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações. A previsão é de que entre domingo (19) e segunda-feira (20), o tempo volte a se estabilizar.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

De acordo com a Epagri/Ciram, a causa principal desses eventos é a presença de áreas de baixa pressão, um intenso fluxo de calor e umidade vindos da região amazônica, além da passagem de duas frentes frias, uma na última quinta-feira (16) e outra prevista para o próximo sábado (18).

Novembro chuvoso

Após um outubro marcado por temporais em Santa Catarina, a previsão é de que as chuvas se mantenham acima da média em novembro, já que o último trimestre do ano terá o pico do fenômeno El Niño no Estado, que pode influenciar no aumento do volume de chuvas.

A média mensal de chuvas previstas para o mês varia entre 130 a 180 milímetros em novembro. No entanto, a meteorologista da Epagri, Marilene de Lima, destaca que em outubro a previsão era de chuvas de até 250 milímetros no Oeste catarinense, mas acabou passando de 400 milímetros, por conta do El Niño.

Continua depois da publicidade

— A tendência é não chover tanto, mas mesmo assim vai ter chuvas com totais mais elevados — diz a profissional.

Na Grande Florianópolis, o acumulado do mês de novembro já chega a 169,2 milímetros, superando a média histórica de 129 milímetros dos últimos 30 anos. Os serviços essenciais seguem em funcionamento e uma queda de muro foi registrada no bairro Serrinha, além de alagamentos nos bairros Rio Vermelho, Campeche e Rio Tavares. Não há registros de desalojados ou desabrigados.

Cidade de Santa Catarina registra mais de 100 mm de chuva em 12 horas

Em todo o Estado, mais de 20 rodovias estavam interditadas até a noite dessa quinta (16), por conta das chuvas volumosas e persistentes que causaram deslizamentos, quedas de barreiras, alagamentos e interdições em algumas rodovias federais e estaduais.

Continua depois da publicidade

Veja a previsão para o fim de semana

Sexta-feira (17)

A previsão é de chuvas abrangentes, especialmente no sul do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, além das regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. A condição para temporais com chuva intensa, ventos fortes e eventual queda de granizo continuará em todas as regiões catarinenses, e devido à alta cobertura de nuvens no céu, as temperaturas estarão amenas.

Sábado (18)

A formação de uma nova frente fria no oceano, juntamente com áreas de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade da região amazônica, manterá as chuvas persistentes e volumosas, concentrando-se principalmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Temporais podem ocorrer em todo Estado ao longo do dia.

Domingo (19)

Após o período crítico do final de semana, entre domingo (19) e segunda-feira (20), espera-se a influência de uma área de alta pressão, proporcionando tempo firme com aparições de sol alternada com nuvens em Santa Catarina. As temperaturas nas manhãs estarão mais baixas nos planaltos e regiões serranas e amenas nas demais regiões.

Veja os acumulados de chuva previstos entre sexta-feira (17) e sábado (18)

  • Planalto Sul: 150 a 250 mm.
  • Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí: 120 a 180 mm.
  • Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí: 100 a 150 mm.
  • Planalto Norte e Litoral Norte: 50 a 80 mm.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Estádio de futebol fica embaixo d’água em Rio do Sul

Rio transborda e água da chuva invade parque no Oeste de SC

Cidade volta a ficar embaixo d’água um mês após estragos: “Virou tudo rio”