Pela primeira vez em mais de dois anos, Santa Catarina teve três dias seguidos sem mortes por Covid-19. Segundo dados do Painel do Coronavírus do NSC Total, entre os dias 8 e 10 de setembro, o Estado não teve nenhum óbito relacionado a doença – a última vez que havia registrado esse índice foi entre 25 a 27 de abril de 2020. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Ainda conforme o Painel, Santa Catarina não teve registro de morte pela doença em um dia após quase cinco meses. Isto porque a última vez que o Estado não teve óbitos relacionados à Covid foi em 14 de abril 

SC continua sem previsão para receber doses de vacinas contra Covid para crianças

Os números também apontam uma queda no registro de mortes nos primeiros 13 dias de setembro em relação ao mesmo período em agosto. Entre 1º e 13 desse mês foram 20 óbitos, 34 a menos que no mês passado – uma queda de 62,96%. 

Continua depois da publicidade

Entre as vítimas de setembro, apenas três não eram idosos, com idades entre 48 e 57 anos. Já a mais velha tinha 95 anos. Outro dado é de que todas as mortes registradas até o momento no mês, os pacientes necessitaram de internação.  

Desde o início da pandemia, Santa Catarina já registrou 22.386 mortes em decorrência da Covid-19. A cidade com o maior número de vítimas é Joinville com 2.311 vítimas, seguida de Florianópolis, com 1.308, e Itajaí, com 885. 

Casos ativos continuam em queda

Outro indicador que segue em queda em Santa Catarina é a quantidade de casos ativos. Segundo o Painel, nesta terça-feira, 2.180 pessoas ainda estavam em tratamento da doença – 39,15% menor que em 1º de setembro, quando eram 3.583. 

SC tem ao menos 15 cidades sem casos ativos de Covid-19; veja lista

A última vez que Santa Catarina esteve neste patamar foi em 26 de dezembro de 2021, quando eram 2.026 casos. Porém, especialistas alertam para a possível subnotificação.

Continua depois da publicidade

— Nós temos os números oficiais, que alimentam os dados do país e do Estado, mas tem um grande número de subnotificação. Muitas pessoas podem apresentar quadros leves e não estão testando, enquanto outros fazem aqueles [testes] disponíveis em farmácias, que não são notificados [aos órgãos oficiais] — pontua o infectologista Amaury Miele. 

Ao menos 205 municípios continuam com casos ativos da doença, sendo a maior concentração em Florianópolis com 383 pacientes. 

Até esta terça-feira, Santa Catarina acumulava 1.869.350 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. 

Leia também: 

SC recupera mais R$ 11 milhões da compra dos respiradores durante a pandemia

Continua depois da publicidade

Florianópolis é a capital menos vulnerável à Covid-19 do Brasil

65% dos brasileiros que tiveram Covid lidam com sequelas; diz estudo