A ocupação dos leitos hospitalares em Santa Catarina é maior do que 90% em todas as regiões do Estado. A pior situação é no Oeste, que tem taxa de 100% e onde dois bebês devem ser transferidos por falta de vagas em UTI neonatal.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Os dados são do governo de Santa Catarina e foram atualizados na manhã desta terça-feira (19). A Grande Florianópolis é a segunda região com maior ocupação. Dos 201 leitos ativos, 194 estão ocupados. Onze deles por pacientes com Covid-19.
Veja ocupação por região:
- Oeste: 100%
- Meio Oeste e Serra: 94,61%
- Planalto Norte e Nordeste: 93,59%
- Vale do Itajaí: 96,43%
- Foz do Rio Itajaí: 92,19%
- Grande Florianópolis: 98,01%
- Sul: 93,38%
Continua depois da publicidade
O governo também atualizou nesta manhã a situação da fila de espera por leitos. Além dos dois bebês que aguardam no Oeste, outros dois pacientes adultos também esperam por leitos. Um deles, segundo a secretária de Estado da Saúde, já tem vaga ofertada e aguarda trâmites legais para ser transferido.
Em nota, a secretaria afirmou que todos os pacientes que aguardam transferência para um leito de UTI “estão sendo plenamente assistidos”.
Falta de insumos em hospital é investigada
A falta de insumos no Hospital Joana de Gusmão em Florianópolis é alvo de investigação por parte do Ministério Público. Ação ocorre após denúncia do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde Pública Estadual e Privado de Florianópolis e Região (SINSAÚDE) feita na última quinta-feira (14).
A situação de precariedade foi denunciada também por trabalhadores da unidade. O colunista do NSC Total Raphael Faraco divulgou com exclusividade a lista dos insumos em falta no almoxarifado da unidade. Entre as faltas, agulhas e seringas.
Continua depois da publicidade
O MPSC deu 48 horas, a partir de sexta-feira (15), para que o Estado preste esclarecimentos sobre a situação dos insumos na unidade. O prazo, segundo o órgão, encerra na quarta-feira (20).
Veja vídeos do NSC Total
Leia também
Novo hospital de Florianópolis promete ajudar na redução da fila de cirurgias eletivas
“Proteja seu filho”, diz autoridade da Saúde em SC sobre nova fase da vacinação
SC libera vacina contra Covid para crianças de 3 a 5 anos nesta terça-feira