A cidade de Urubici, na Serra Catarinense, registrou sensação térmica de -21°C na manhã desta quarta-feira (14). O valor foi registrado pela Epagri na localidade de Vacas Gordas, cujo termômetro marcou -3,6°C às 5h. A região fica a 1.321 metros de altitude.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Sensações térmicas “absurdas” também foram registradas em outros locais da Serra. Em Bom Jardim da Serra, a sensação foi de -14°C quando os termômetros marcavam -4,39°C. Em Urupema, a temperatura chegou a -4,61°C, a menor do Estado, mas a sensação foi de -13°C.

A sensação térmica mede o quanto o vento interfere na temperatura. O vento remove a camada de ar quente que fica próxima à pele, aumentando a sensação de frio, em efeito conhecido como “wind chill” ou “índice de resfriamento pelo vento”. Por isso, quanto mais forte for o vento, menor vai ser a sensação térmica:

— Quando você está exposto ao vento, você tem uma sensação térmica menor. Se não tem vento, o valor da sensação é o mesmo que a temperatura real — explica o meteorologista da Epagri, Marcelo Martins.

Continua depois da publicidade

A Serra catarinense também registrou geada nesta quarta. O fenômeno ocorre devido ao congelamento do orvalho, que é a umidade presente no ar, quando as temperaturas caem para níveis próximos ou abaixo de zero grau.

SC abaixo de zero: relembre as 20 menores temperaturas já registradas no Estado

O que explica a onda histórica de frio em São Paulo com menor temperatura em uma década

Veja fotos da geada na Serra

Leia também

Cidade de SC fica coberta por gelo e amanhece com -4°C

De temperaturas negativas a 30°C: até quando vai o frio em SC

Ciclone e frente fria: saiba o que levou SP a recorde de frio desde 2011