Santa Catarina tem seis casos suspeitos de hepatite misteriosa em crianças, de acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC). Outros quatro continuam em investigação laboratorial para identificar se podem ter algum tipo de relação com a doença.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Segundo a pasta, até esta segunda-feira (27), 12 casos foram registrados em Santa Catarina. Além dos suspeitos e em análise, dois já foram descartados. Os municípios onde ocorreram os registros, no entanto, não foram divulgados.
Ainda segundo a Dive/SC, dos seis suspeitos, cinco já receberam alta hospitalar e seguem recebendo acompanhamento das equipes de saúde. Apenas um paciente foi transferido para Porto Alegre para avaliação de transplante hepático.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 13 de junho, 88 casos e sete mortes por hepatite misteriosa eram investigados no Brasil. Os óbitos suspeitos foram registrados no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Rio Grande do Norte.
Continua depois da publicidade
O que é a hepatite?
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, desde infecções virais até consumo excessivo de álcool, alguns medicamentos e substâncias tóxicas. Entre os vírus que causam a doença estão o A, B, C, D e E.
Também há hepatites autoimunes, que são doenças crônicas onde o próprio sistema imunológico do indivíduo ataca as células do fígado, causando inflamação e alteração da função do órgão.
A hepatite de etiologia desconhecida em crianças é considerada incomum, já que ela não está relacionada a qualquer um dos tipos comumente causadores da doença. Dados preliminares apontam que não há relação da doença com a vacinação contra a Covid-19.
Entre os principais sintomas da doença estão vômitos, diarreiras, náuseas, dor abdominal e pele e olhos amarelados. Em caso de suspeita, as crianças devem ser levadas imediatamente para o hospital, afim de avaliação e tratamento.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Dia Nacional do Diabetes: a importância de hábitos saudáveis para a qualidade de vida
Brasil chega a 20 casos de varíola dos macacos e tem outros 12 suspeitos
Casos de meninas estupradas e que teriam direito ao aborto passam de 4 mil em 10 anos em SC